Recorde na década

Casamento gay rende a "Órfãos da Terra" segundo melhor Ibope em penúltimo capítulo

Novela superou praticamente todas as tramas da década


Órfãos_da_Terra_4f3561e528fb6225484afa216a79c863c50e25ce.jpeg
Camila e Valéria se casaram no penúltimo capítulo de "Órfãos da Terra". Foto: Divulgação

O casamento e o beijo gay exibido na última quinta-feira (26) rendeu a "Órfãos da Terra" a segunda melhor audiência da década no horário das seis no penúltimo capítulo. A união de Camila (Anaju Dorigon) e Valéria (Bia Arantes) ajudou a novela a marcar 26,6 pontos.

Levantamento do NaTelinha com base nos dados da Kantar Ibope indicou que a trama de Duca Rachid e Thelma Guedes alcançou o segundo melhor desempenho de penúltimo capítulo nos últimos 10 anos entre todas as novelas das seis, ficando atrás apenas do resultado obtido por "Êta Mundo Bom" (2016).

Para se ter uma ideia do tamanho da conquista do folhetim neste capítulo, produções de sucesso na faixa, como "Cordel Encantado" (2011) e "Novo Mundo" (2017), foram superadas pela obra protagonizada por Júlia Dalavia e Renato Góes (Veja os índices no final da reportagem).

É bem verdade que, nos últimos anos, o penúltimo capítulo de várias tramas do horário foram ao ar em um sábado, quando historicamente o número de televisores ligados é menor. Mesmo essas tramas, a última quinta-feira ficou abaixo do resultado obtido por "Órfãos da Terra".

O desempenho da semana final da trama está bem acima de sua média geral a tal ponto de dar esperança para que a produção se torne a sétima melhor audiência da década em média geral do horário das seis. "Órfãos" acumula média geral de 21,75 pontos e tem a oportunidade de superar "A Vida da Gente" que terminou com 21,81. Mesmo assim, a diferença entre o resultado final da novela e a audiência alcançada no penúltimo capítulo mostra a diferença.

Com a exibição do beijo gay que chegou a ser censurado em cenas anteriores, "Órfãos da Terra" garantiu ainda 42% de participação em São Paulo, além de ter ido a 29 pontos com 44% de participação no Rio de Janeiro. Este foi o melhor resultado de uma novela das seis desde 19 de março do ano passado, quando o último capítulo de "Tempo de Amar" marcou 26,7.

Casamento gay rende a \"Órfãos da Terra\" segundo melhor Ibope em penúltimo capítulo

Veja quanto marcou o penúltimo capítulo de cada novela das 6 na década em SP:

"Órfãos da Terra": 26,6

"Espelho da Vida": 22 

"Orgulho e Paixão": 22

"Tempo de Amar": 22

"Novo Mundo": 25

"Sol Nascente": 25

"Eta Mundo Bom": 32

"Além do Tempo": 22

"Sete Vidas": 22

"Boogie Oogie": 19

"Meu Pedacinho de Chão": 19

"Joia Rara": 21

"Flor do Caribe": 23

"Lado a Lado": 22

"Amor Eterno Amor": 21

"A Vida da Gente": 24

"Cordel Encantado": 26

"Araguaia": 26

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado