Conservadorismo

Tabu, preconceito ou covardia? Os beijos gays que não aconteceram nas novelas

Personagens homossexuais não puderam dar beijaços


"Órfãos da Terra"
Casal lésbico de "Órfãos da Terra" não tiveram beijo exibido - Foto: Reprodução/Globo

A homossexualidade na televisão passou por diversos avanços, mas ainda levanta muitas polêmicas, principalmente em relação ao beijo entre duas pessoas do mesmo sexo. O último caso que causou confusão foi o corte do beijo em "Órfãos da Terra" entre as personagens Camila (Anaju Dorigon) e Valéria (Bia Arantes) e trouxe o debate: o país é preconceituoso, conservador ou falta coragem das emissoras?

O assunto não é uma novidade e ocorreu durante muitos anos, principalmente na década passada. Autores já escreveram ou deixaram claro suas intenções em exibir beijo gay em suas tramas, contudo, no fim, os canais resolveram não testar os telespectadores e barraram a demonstração de carinho.

Em “Mulheres Apaixonadas” (2003), por exemplo, o público adorava o casal Clara (Paula Picarelli) e Rafaela (Alinne Moraes), mas uma pesquisa da Globo indicou que os telespectadores não queriam um beijo homossexual entre as duas. O autor Manoel Carlos usou da criatividade e fez com que elas dessem um selinho durante uma peça “Romeu e Julieta”.

Em “Senhora do Destino” (2004), Jennifer (Bárbara Borges) e Eleonora (Mylla) chegaram a ficar na mesma cama seminua e trocaram selinhos, mas nada de beijo homossexual. Na época, muitos veículos apontaram que o beijão ocorreria no último capítulo, mas não se confirmou.

Na trama seguinte, talvez tenha sido o caso mais emblemático de barramento da emissora. Em “América” (2005), Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro gravaram o beijaço que passaria no último capítulo e houve grande repercussão em todo país. Porém, para frustração da autora Glória Perez, que afirmou ter compreendido o posicionamento da Globo, não teve o primeiro beijo gay.

“Duas Caras” (2007) ensaiou um beijo gay, só que a direção da emissora também cortou. Tempos depois, vazou na imprensa que Bernardinho (Thiago Mendonça) e Carlão (Lugui Palhares) se beijariam no casamento, porque o canal havia voltado atrás. No fim, o público entendeu que eles trocaram carinhos no altar, mas não houve exibição do beijo.

Apesar de continuar contando histórias de personagens homossexuais em suas novelas, não houve mais polêmica sobre o assunto até “Amor à Vida” (2013). A produção escrita por Walcyr Carrasco mostrou Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) aos beijos e a partir daí abriu a porteira para que outros beijos viessem a passar nas novelas da Globo.

Mas, recentemente, aconteceu o problema em “Órfãos da Terra”. A Globo definiu o caso como decisão artística, contudo, conforme noticiou o NaTelinha, as autoras não ficaram satisfeitas com a decisão.

Já a colunista Patrícia Kogut informou que há preocupação nos bastidores de “Malhação – Toda Forma de Amar” com possível censura no beijo entre os personagens Serginho (João Pedro Oliveira) e Guga (Pedro Alves). A previsão é que o carinho ocorra no capítulo da próxima sexta-feira (20).

Beijo gay na Record

Tabu, preconceito ou covardia? Os beijos gays que não aconteceram nas novelas

Dificilmente o assunto é falado em novelas da Record. Por sinal, houve poucos homossexuais abordados nas tramas produzidas pela emissora. Entretanto, em “Poder Paralelo”, aconteceu uma insinuação que as personagens de Paloma Duarte (Fernanda) e Adriana Garambone (Maura) estivessem tendo um romance.

Porém, a direção do canal do bispo Edir Macedo optou por não se aprofundar no assunto e logo foi esquecido. Fernanda continuou apaixonada por Tony (Gabriel Braga Nunes), mas terminou longe do seu grande amor.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado