Merchan social

"As Aventuras de Poliana" aposta em personagem com Alzheimer

Glória (Clarisse Abujamra) sofrerá com a doença


Clarisse Abujamra em Poliana
Clarisse Abujamra interpreta Glória, personagem com Alzheimer em As Aventuras de Poliana- Zé Paulo Cardeal / SBT

Apesar de ser uma novela com foco no público infantil, “As Aventuras de Poliana” também traz temas adultos para o debate. Uma desses assuntos é a história da personagem Glória (Clarisse Abujamra), que sofre com sintomas de Alzheimer na trama escrita por Íris Abravanel.

Na produção, Glória é dona de uma renomeada galeria de arte e ainda preside o Comitê do Laço Azul, tendo influência na sociedade. Porém, recentemente, tem tido ações diferentes e esquecendo alguns compromissos, além de se distrair com facilidade ao longo de conversas.

Amigos e familiares, é claro, demonstraram preocupação com os lapsos de memória dela e não souberam como lidar com o problema. Glória não aceita a doença e tenta esconder ao máximo essa situação aos mais próximos. Contudo, ela mudará sua postura e terá uma conversa franca com Marcelo (Murilo Cezar), seu filho.

A família buscará compreender o assunto e irá atrás de informações. A partir daí, Glória fará o tratamento, apesar de não ter cura. O lado positivo é que a doença pode ser retardada por diversas alternativas que adiam o processo de degeneração dos neurônios.

“Alzheimer é um desafio a ser vencido por todos aqueles que sofrem com essa realidade. O maior desafio é fazer o público perceber que quando Glória está em seus momentos de lucidez  é quando ela mais sofre". A atriz ainda comenta sobre a importância do papel social da emissora ao levar um tema de tamanha importância para todas as famílias do Brasil: "Acho pertinente abordar esse tema, pois este é um não é um problema que afeta somente a vida da Glória, mas repercute sobre todos  que estão à sua  volta. Portanto é importante exibir uma maneira de lidar com quem tem essa docência, e mostrar que são pessoas que merecem toda nossa paciência, respeito e lealdade”, afirmou Clarisse Abujamra.

Não é a primeira vez que esse tema é retratado numa novela. Em “Senhora do Destino”, Glória Menezes mostrou as dificuldades de uma pessoa que tem os sintomas. É preciso lembrar que, quanto mais rápida a doença for identificada, maior o potencial para que o tratamento funcione com louvor.

"As Aventuras de Poliana" vai ao ar diariamente na faixa das 20h45 do SBT.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado