Na terrinha

Com baixa audiência no Brasil, "O Sétimo Guardião" disputa a liderança em Portugal

Novela de Aguinaldo Silva aparece entre os produtos mais vistos do país europeu


leon-o-setimo-guardiao_4847ed27f409a37d482ad5c39856cb4bcb424726.jpeg
Gato Leon de "O Sétimo Guardião" que está sendo exibida em Portugal. Foto: Divulgação

Se no Brasil, "O Sétimo Guardião" não foi um sucesso de público ou crítica, em Portugal a trama de Aguinaldo Silva vem disputando a liderança nos números de audiência para a TV a cabo. No país europeu, o folhetim protagonizado por Marina Ruy Barbosa e Bruno Gagliasso é exibida pela Globo Internacional.

De acordo com números da GfK, empresa alemã que mede a audiência da TV portuguesa, "O Sétimo Guardião" disputa ponto a ponto pelo primeiro lugar, com uma média em torno de 175 mil pessoas na terrinha.

Os números parecem baixo, mas não é exatamente isso. Enquanto o Brasil possui mais de 200 milhões de habitantes, Portugal registrou pouco mais de 10 milhões. Isso significa dizer que a novela de Aguinaldo Silva é vista por quase 2% da população total do país. 

Vale lembrar que por aqui, a novela terminou como uma das piores audiências da história do horário das nove. Levantamento do NaTelinha com os números do Ibope indicam que "O Sétimo Guardião" conquistou em média 27 milhões de telespectadores no Brasil.  Isso significa dizer que para uma pessoa que assiste a trama em Portugal, 154 viam no Brasil. Em termos percentuais, a produção global foi vista por 12% da população brasileira.

Com baixa audiência no Brasil, \"O Sétimo Guardião\" disputa a liderança em Portugal

É preciso citar no entanto que, enquanto no Brasil a novela esteve no principal horário da TV aberta de maior audiência do país e derrubou os resultados que vinham sendo obtidos na faixa, em Portugal, a trama vai ao ar na TV a cabo, o que significa dizer que apenas uma parcela da população portuguesa tem possibilidade de acompanhar a história.

Para se ter uma ideia da diferença, em termos de audiência entre a TV aberta e fechada no país europeu, "Ouro Verde", novela vencedora do Emmy Internacional e que está no ar atualmente no Brasil pela Band, foi assistida em Portugal por aproximadamente 1,5 milhão de portugueses e se tornou a novela mais vista da história da TVI.

Atualmente, além de "O Sétimo Guardião", a Globo Internacional exibe em Portugal as reprises de "Cordel Encantado", "Caras e Bocas", "Felicidade", "O Cravo e a Rosa", "Escritos nas Estrelas" e "Por Amor" e também as inéditas "Verão 90" e "Órfãos da Terra".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado