Duas telas

Novela mais vista fora da Globo, "Poliana" tem média de 2 milhões de visualizações na web

Novela do SBT faz sucesso no YouTube


Poliana_365df309fe44ea797cff1ade5283e9d94c2038f5.jpeg
"As Aventuras de Poliana" faz sucesso no Youtube. Foto: Divulgação

"As Aventuras de Poliana" se estabeleceu como a novela mais vista fora da Globo. A trama do SBT escrita por Íris Abravanel ostenta a marca há algum tempo e é um dos poucos produtos diários fora da emissora carioca a atingir a marca dos dois dígitos atualmente. Além desse desempenho na TV aberta, o folhetim é um fenômeno na web tendo média de mais de 2 milhões de visualizações por capítulo em seu canal no Youtube.

Levantamento do NaTelinha apontou que "As Aventuras de Poliana" possui a média de aproximadamente 2,3 milhões de visualizações em seu canal no YouTube. Os capítulos avaliados são na íntegra e exatamente iguais aos exibidos no SBT, sendo disponibilizados pouco depois de irem ao ar na emissora.

A estratégia é semelhante a adotada pela Globo com suas novelas, exceção a "Órfãos da Terra", que libera o capítulo do dia seguinte logo quando termina o atual. Em todos os outros casos, o canal adiciona no Globoplay, plataforma de streaming do Grupo Globo, o capítulo do dia algumas horas depois de ter ido ao ar.

Se no caso da Globo não há números fixos para verificar os resultados, apenas da novela das seis, cuja estratégia levou milhares de pessoas a acompanharem a trama pelo streaming, no SBT a mensuração existe e oferece grandes resultados.

Cada capítulo da produção atinge uma grande fatia do público. Para se ter uma ideia do sucesso, o capítulo 297, exibido na última quinta-feira (04), foi colocado no ar poucos minutos depois de ter terminado sua exibição na TV. Com 20 horas disponível o capítulo contava com mais de 1,5 milhão de visualizações.

A título de comparação, a reportagem traçou dois paralelos entre os números da novelinha teen do SBT com os dados mensurados pelo PNT (Painel Nacional de Televisão) da Kantar Ibope. Os resultados são apenas especulativos, pois não seguem o mesmo padrão que a empresa.

Cada ponto no Painel equivale  a 711.081 indivíduos, segundo dados do Ibope. Se cada visualização do canal de "Poliana" no YouTube representasse um indivíduo assistindo, a média do PNT com os dados do site de vídeos do Google seria de 3,2 pontos. Na semana referente aos dias 24 a 29 de junho, a novela do SBT marcou 10,4 pontos no Painel e se fossem considerados os dados da rede social, esse número saltaria para 13,6.

No outro exemplo, um ponto equivale a exatos 254.892 aparelhos, de acordo com o instituto. Neste caso, uma visualização da trama infantil representaria um aparelho que poderia ser visto por mais de uma pessoa simultaneamente. Com esta métrica, a média de "Poliana" teria alcançado com os números do YouTube 9,80 pontos. Somando-se a isso a média da trama na semana avaliada pela Kantar, o resultado geral seria de 20,20 pontos, ou seja, quase a audiência da novela das seis da Globo, "Órfãos da Terra", que ficou com 21,0.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado