Rockie Awards

Novelas brasileiras voltam a ser ignoradas em premiação internacional

Premiação elegeu uma novela portuguesa como a melhor


Cena de Espelho da Vida
"Espelho da Vida" é uma das tramas brasileiras que podem ser nomeadas ao Emmy Internacional - Foto: Divulgação

Não foi dessa vez que as novelas brasileiras voltaram a vencer uma premiação internacional. Prestes a completar três anos sem levar o Emmy Internacional, as produções nacionais foram derrotadas no festival canadense "Banff", que deu o "Rockie Awards" na categoria novela para "Vidas Opostas".

Calma, embora seja homônima, não se trata da trama da Record exibida em 2006. A vencedora é de 2018 e foi produzida pela SIC, de Portugal. Com duas temporadas, estilo que está virando mania ao redor do mundo, a novela contou com mais de 300 capítulos e chegou ao fim no mês passado.

Se a Record acostumou-se a vencer o Banff (a emissora levou para casa a estatueta com "Vidas em Jogo", "Dona Xepa", "Balacobaco" e "Pecado Mortal"), dessa vez a emissora não conseguiu retomar a sequência de vitórias.

O festival "Banff" havia retirado o "Rockie Awards" e o retomou em 2016. Porém, nos últimos três anos, o prêmio não contou com a categoria novela, voltando agora em 2019. A Globo chegou a vencer o festival há 10 anos, com "Cama de Gato".

Novelas brasileiras voltam a ser ignoradas em premiação internacional
Portuguesa "Vidas Opostas" é a melhor novela no festival "Banff"

A derrota expõe ainda mais a falta de prêmios internacionais que simplesmente desapareceram das prateleiras das produtoras brasileiras. A última vez que a Globo venceu o Emmy Internacional em telenovela foi em 2016, com "Verdades Secretas".

O auge da perda de espaço internacional, ao menos em eventos que premiam as melhores novelas do mundo, ocorreu em 2018. A Globo não conseguiu emplacar, pela primeira vez em quase 10 anos, nenhum indicado na principal premiação do planeta.

A falta de vitórias da emissora carioca chama a atenção, uma vez que ela é a que mais levou estatuetas, com "Caminho das Índias" (2009), "O Astro" (2012), "Lado a Lado" (2013) "Joia Rara" (2014), "Império" (2015) e "Verdades Secretas" (2016). Nenhum país conquistou tantos Emmy na categoria telenovela quanto o Brasil.

Novelas brasileiras voltam a ser ignoradas em premiação internacional
Cena de "Verdades Secretas", que venceu o Emmy Internacional em 2016

Além de vencer, o país também garante muitas indicações. "Paraíso Tropical" (2008), "Araguaia" (2011), "Avenida Brasil" (2013), "A Regra do Jogo" (2016), "Totalmente Demais" (2017) e "Velho Chico" (2017) foram nomeadas na categoria, mas não conseguiram vencer.

Para 2019, a expectativa interna da Globo é de que a emissora volte ao Emmy Internacional. A premiação já está nas semifinais, o que significa que o processo de escolha já foi iniciado. Os indicados deverão ser divulgados em setembro e o vencedor em novembro. Apenas novelas encerradas até o final de janeiro deste ano puderam ser submetidas ao prêmio. A Record não costuma enviar suas novelas para participar da competição.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado