Saiba como será

"Verão 90" estreia trazendo a efervescência dos anos 90 para a TV

Conheça a história da nova novela das 19h da Globo


Rafael Vitti, Isabelle Drummond e Jesuíta Barbosa
Rafael Vitti, Isabelle Drummond e Jesuíta Barbosa são os protagonistas de "Verão 90" - Divulgação/TV Globo

A nova novela das 19h da Globo, “Verão 90”, estreia nesta terça-feira (29) com uma história focada no auge dos anos 90.

De acordo com a sinopse original da obra, a trama apresenta três protagonistas que, em meados dos anos 80 eram astros mirins. Manuzita (Melissa Nóbrega), João (João Bravo) e Jerônimo (Diogo Caruso) formavam a banda Patotinha Mágica, um sucesso e que acabou virando mania nacional.

Mas o grupo chegou ao fim e as duas famílias – Manuzita é filha de Lidiane (Cláudia Raia) e os meninos são irmãos e filhos de Janaína (Dira Paes) – acabaram brigando e se separando.

Nos anos 90, quando se passa a história de fato, João (Rafael Vitti) vira apresentador de uma rádio FM. Com programa voltado para o público jovem, ele também segue carreira e estuda na universidade.

Já Manuzita (Isabelle Drummond) tenta trabalhar como atriz, mas sem grande talento, não consegue emplacar nenhum papel. Ela sempre terá o apoio de Lidiane que tenta a todo custo fazer a filha retomar o sucesso dos anos passados.

Jerônimo (Jesuíta Barbosa), em compensação, é o mau caráter da família. Lutando a todo custo por vida fácil, tenta retomar os anos de glória, o que acaba fazendo com que ele viva um eterno conflito com sua mãe.

Por coincidência do destino, os ex-Patotinhas se reencontram e a história começa a partir daí. Manuzita e João vão acabar se envolvendo, para desespero de Lidiane, que odeia a família e também de Jerônimo, que nutre uma paixão doentia pela mocinha.

“Verão 90” ainda contará com um triângulo do universo adulto, envolvendo Lidiane, Janaína e Herculano (Humberto Martins). Com personalidade forte, Lidiane vai relembrar os áureos tempos da pornochanchada em que trabalhou com Herculano que, no presente, vai se encantar por Janaína.

Outras histórias

\"Verão 90\" estreia trazendo a efervescência dos anos 90 para a TV

A novela apresentará muitos núcleos paralelos, entre eles a família Ferreira Lima. Tratada como uma das mais tradicionais do Brasil, vivem como reis. O casal é formado por Totia Meireles e Alexandre Borges, de quem se espera muito nas peles de Mercedes e Quinzão.

A família é dona de várias empresas que circundam a novela, como a PopTV – uma espécie de MTV –, a boate Dr Spock, um hotel e várias revistas.

A mãe, Mercedes, é quem controla tudo, mas ela deixa que os filhos aproveitem as oportunidades, embora tenha uma relação difícil com a filha Gisela (Débora Nascimento), o filho Quinzinho (Caio Paduan) vai ser o principal nome da PopTV.

E o que dizer de Madá, a taróloga da história: Vivida por Fabiana Karla, a personagem será intuitiva e fará previsões do futuro que aparecem do nada, sem nenhum aviso prévio e que sempre vai ser fruto de zombarias por parte dos personagens da novela. Mesmo assim, Madá vai se transformar numa das mais importantes videntes do Brasil nos anos 90.

Alta expectativa

A Globo aposta alto no sucesso de "Verão 90", por uma série de fatores.

a primeira delas é justamente o retorno às origens do humor. Após alguns anos afastado do humor típico que consagrou o horário, a novela resgata o estilo mais de comédia de situação, sucesso garantido em quase todas as décadas dentro do horário. “É uma trama leve e que lembra outras novelas solares do horário”, comentou um funcionário que trabalha na dramaturgia da casa ao NaTelinha.

\"Verão 90\" estreia trazendo a efervescência dos anos 90 para a TV

Além disso, a emissora espera que a nostalgia seja uma arma para atrair o telespectador. De acordo com a sinopse de "Verão 90", o auge dos anos 90 ainda está quente na memória afetiva do brasileiro e, por isso, há a crença de que o telespectador possa se interessar pela obra a fim de relembrar a década.

Outra aposta está no elenco. A Globo acredita ter feito as melhores escolhas para a escalação dos principais papéis – e isso se inclui também coadjuvantes de primeiro peso. Nomes como Cláudia Raia e Humberto Martins devem ser essenciais para o sucesso da novela, uma vez que, de acordo com pessoas ligadas à novela, seus papeis caminharão tanto pela comédia quanto pelo drama. Além disso, o trio de protagonistas, Isabelle Drummond, Jesuíta Barbosa e Rafael Vitti, também geram expectativas positivas por parte da casa.

Já atrás das câmeras, com a experiência de mais de três décadas, quase sempre no horário das sete, o diretor Jorge Fernando é um nome que a emissora escolheu a dedo para comandar o folhetim. Em entrevista recente, no lançamento da produção, Jorginho comemorou seu retorno, após um período de afastamento por conta de problemas de saúde e lembrou: “Eu fui o rei do anos 90”.

\"Verão 90\" estreia trazendo a efervescência dos anos 90 para a TV

Por fim, a Globo ainda espera que Izabel de Oliveira, uma das autoras de “Verão 90”, repita o sucesso conquistado anteriormente em “Cheias de Charme”. Ela foi responsável pela trama das Empreguetes ao lado de Filipe Miguez. Agora, ela trabalha ao lado de Paula Amaral (foto/acima).

“Verão 90” ainda promete se destacar em visual e cenografia, além de figurino inspirado na década em que se passa.

Anote na agenda

A novela estreia nesta terça-feira (29), a partir das 19h30 (horário de Brasília), na Globo.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado