Polêmica

Seleção de noivos em "Fábrica de Casamentos" gera suspeitas e críticas ao SBT

De sete episódios, quatro envolveram noivos ligados à emissora


fabricadecasamentos-31032018_9a713c86ddbe709390c79884997cf61a41511823.jpeg
Divulgação/SBT

A produção do reality show "Fábrica de Casamentos" incentiva o telespectador a se inscrever no site do programa para concorrer a uma cerimônia de casamento totalmente bancada pelo SBT. Porém, um levantamento feito pelo NaTelinha aponta que dos sete já episódios exibidos nesta segunda temporada, em quatro os noivos possuem algum tipo de vínculo com o canal de Silvio Santos.

Para manter a transparência, as produções dos programas de TV evitam selecionar participantes que tenha alguma relação com a própria emissora, seja para seus games, concursos, ou outro qualquer outro produto que tenha uma premiação.

Não existe ilegalidade se os noivos do "Fábrica de Casamentos" possuírem algum tipo de relação com o SBT, mas isso pode parecer estranho para o público e levantar suspeitas de que algumas histórias foram gravadas devido a indicações, já que foram selecionadas num universo de milhares de inscrições.

Confira os casos apurados pela reportagem:

Repórter do SBT

Seleção de noivos em \"Fábrica de Casamentos\" gera suspeitas e críticas ao SBT

Em sua estreia no dia 17 de março, o "Fábrica de Casamentos" levou ao ar a história do casal Jonas e Halime. A noiva é repórter do SBT em Botucatu, interior de São Paulo, mas seu cargo na emissora foi suprimido na edição levada ao ar.

No início do programa, colocaram a jornalista no estúdio do SBT, numa bancada de telejornal, mas sem explicação para o telespectador sobre a profissão da participante. Pra quem assistia ao episódio, ficava a ideia que se tratava de uma visita ao SBT ou um teste profissional.

Na rede social do "Fábrica de Casamentos", os internautas reclamaram.

Seleção de noivos em \"Fábrica de Casamentos\" gera suspeitas e críticas ao SBT

Seleção de noivos em \"Fábrica de Casamentos\" gera suspeitas e críticas ao SBT

Irmão de apresentadora

No dia 7 de abril, o reality exibiu o casamento de Carol e Fabiano. O programa tentou produzir uma cerimônia onde a noiva conseguisse mergulhar, com sua fantasia de sereia, num imenso aquário dentro do salão.

Neste caso, o noivo é irmão da apresentadora da TV Sorocaba, afiliada do SBT, Tatiana Andrea. Em seu Instagram, ela comemorou o casamento.

Seleção de noivos em \"Fábrica de Casamentos\" gera suspeitas e críticas ao SBT

Seleção de noivos em \"Fábrica de Casamentos\" gera suspeitas e críticas ao SBT

Amiga dos famosos

Na semana seguinte, no dia 14 de abril, a atração levou ao ar episódio com a primeira participante negra. A noiva pediu para desfilar durante a festa de casamento, mas a edição não explicou que a participante, de fato, era uma modelo. "Foi fácil fazer um vestido pra ela porque tem um corpo de modelo", disse o estilista Lucas Anderi, sugerindo que ela tivesse outra profissão.

Além disso, a amiga da noiva é a modelo Patrícia Limonge, que fez participação neste episódio. Limonge tem livre acesso a vários programas de TV, e em 2012, apareceu no "Cante se Puder", do SBT, cujo diretor era Ricardo Mantoanelli, o mesmo que colabora com esta temporada de "Fábrica de Casamentos".

Seleção de noivos em \"Fábrica de Casamentos\" gera suspeitas e críticas ao SBT

Além disso, a participante publicou na sua rede social uma foto com Lívia Andrade com a legenda:

Comediante do "The Noite"

No último sábado (28), foi a vez do programa exibir a história dos noivos Mariana e Osmar. Mariana Lessa é atriz, e participou do seriado da Nickelodeon, "Julie e os Fantasmas".

Osmar Campell é humorista e já fez diversas participações no talk show "The Noite", do SBT. Aliás, foi um dos entrevistados da atração em dezembro do ano passado.

Na festa de casamento, houve a presença do amigo do noivo, o humorista Murilo Couto, que faz parte do elenco fixo da atração de Danilo Gentili.

Seleção de noivos em \"Fábrica de Casamentos\" gera suspeitas e críticas ao SBT

Chiquititas

A reportagem apurou que o encerramento desta temporada de "Fábrica de Casamentos", será com a atriz Renata Del Bianco, a Vivi primeira versão de "Chiquititas", exibida pelo SBT no década de 90. A cerimônia foi gravada no dia 11 de março.

Além de suspeitarem sobre os critérios na escolha dos participantes, os telespectadores reclamam que algumas situações sempre se repetem em "Fábrica de Casamentos".

Enumeramos algumas delas:

1- A noiva sempre tem um problema com o estilo do buquê na hora da cerimônia. Algo que será resolvido de última hora pelo estilista Lucas Anderi;

2- No momento de definir o bolo de casamento, o pedido dos noivos sempre é um desafio que nunca poderá ser feito;

3- Convidada pelas noivas, as amigas sempre atrapalham opinando com ideias absurdas sobre o vestido de casamento. Neste momento, uma discussão acontece com o estilista, que se irrita;

4- Sempre ocorre algo inesperado no local do casamento que poderá ameaçar a cerimônia;

5 - A noiva nunca irá gostar do vestido, mas sempre acaba se surpreendendo com o resultado final;

6 - Os apresentadores sempre vão discordar durante a preparação do casamento, porém, no fim tudo dará certo.

Procurada pelo NaTelinha, a assessoria de imprensa do SBT emitiu a seguinte nota:

"Nenhum casal foi escolhido por ter ligações com o SBT. Foi consequência e não condição. Para serem aprovados, as entrevistas gravadas devem ser aprovadas por 5 pessoas e posso garantir que nenhum lobby foi feito para esses casais, uma vez que quem faz a aprovação final é o próprio diretor artístico do SBT, Fernando Pelégio.

Foram escolhidos porque atendiam aos pré-requisitos: Extrovertidos, casais reais, boas histórias e com desejos inusitados. Com exceção do Murilo do Ratinho, todos se cadastraram pela internet.

Metade dessa relação citada por você, o diretor Fernando Pelégio desconhecia e também não achou relevante saber ou não. No casamento da sereia, a noiva era sobrinha do ex-diretor de programação da Globo, Roberto Buzoni. Consequência e coincidência.

Não são escolhidos por terem algum tipo de relação com o SBT e também essa situação não os excluem".

O "Fábrica de Casamentos" é apresentado por Chris Flores e Carlos Bertolazzi, com exibição todos os sábados, às 21h30, no SBT, e reapresentação às segundas no Discovery Home & Health.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado