Notícias

Canal Curta! estreia sére sobre tradições e riquezas culturais


curta2.jpg
Divulgação
A partir desta sexta-feira (10), o Curta! estreia no "Sexta da Sociedade", às 19h30, a série inédita e exclusiva “Latitude, Longitude”.
 
Ao longo de 21 episódios, a produção visita cidades com as mais variadas tradições para ressaltar a riqueza do patrimônio material e imaterial do país, mostrando de monumentos históricos a danças, gastronomia e artesanato regionais, que forma a múltipla identidade brasileira. A atração é dirigida por Dirigida por Belisario Franca e produzida pela Giros.
 
No episódio de estreia, “Olinda sem igual”, estarão as cores, texturas e sons de Olinda, cidade declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1982. 
 
O passeio pelas coordenadas geográficas culturais brasileiras vai levar o espectador a lugares diversos. Além do Nordeste, o programa vai passar por Madureira, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, para mostrar a diversidade de ritmos com o jongo da Serrinha e aulas de charme.
 
Em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, o destaque é o museu a céu aberto que reúne objetos das primeiras famílias da cidade. Em outra parada mostra Cordisburgo, berço do escritor Guimarães Rosa e conhecida como “cidade coração”, local onde ele passou a infância.
 
Passando pela mineira São João del Rei, o programa viaja por suas notas musicais, pelo canto de seus sinos e sons de um raro órgão de tudo. Já em Santa Maria de Jequetibá revela que a cidade capixaba preserva a cultura pomerana com suas danças típicas, costumes e tradições.
 
Lá está a maior colônia de imigrantes vindos da Pomerânia, território que não existe mais e que ficava no norte da Polônia e da Alemanha. Esses são alguns dos tesouros culturais brasileiros retratados na série.
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado