Notícias

Página com Fagundes girando em "O Rei do Gado" faz sucesso na web; conheça

No Facebook, criadores postam diariamente uma música com o protagonista girando


reidogadogirando.jpg
Clássica abertura de "O Rei do Gado" - Reprodução/TV Globo
"Sou desse chão onde o rei é peão. Com o laço na mão laça, fere, marca...", quem não se lembra da tradicional música de abertura da novela "O Rei do Gado" e o giro do protagonista, Bruno Mezenga (Antônio Fagundes)? 
 
A novela exibida entre 1996 e 1997 na Globo, sendo reprisada em 1999 e 2015 na sessão "Vale a Pena Ver de Novo", foi um grande sucesso, mesmo no ano passado, alavancando as tardes da emissora.
 
No Facebook, os jovens Mateus Santos e João Vitor Vidal tiveram a ideia de pegar a cena de Fagundes girando em cima de um boi e transformar isso numa "reinvenção diária". Ou seja, eles fazem edições e jogam na rede todos os dias do protagonista girando com uma música diferente, desde aquela clássica "I'll be there for you" de "Friends", até as da série "American Horror Story".
 
Tem para todos os gostos. E tem feito o maior sucesso na web. Até o fechamento desta matéria, a página "Todo Dia o Rei do Gado girando com uma música diferente" obteve 99.744 curtidas.
 
Ao NaTelinha, eles concederam uma entrevista e relembram como tiveram a ideia de conceber a página. "A ideia veio quando nos deparamos com o vídeo da abertura original da novela no youtube, quando vimos o ator (Antônio Fagundes) girando e se transformando em ouro em cima de um cavalo começamos a rir e a fazer piadas baseadas no tema, foi quando surgiu a ideia de fazer uma edição", disse Mateus. 
 
O perfil, de fato, começou a ganhar maiores proporções rapidamente, o que não era calculado pelos fundadores. "Após o terceiro vídeo da página, ela começou a ter um grande crescimento, o que foi muito inesperado, a partir daí ela cresceu cada vez mais por meio da divulgação dos seguidores da mesma", conta Mateus
 
Mateus Santos e João Vitor Vidal, de 18 anos, são os criadores da página
 
Com apenas 18 anos e cursando Ciência da Computação, eles não viram a novela na primeira exibição e sequer fazem ideia de sua importância na dramaturgia. O autor, Benedito Ruy Barbosa e Luiz Fernando Carvalho, diretor, trataram de temas como a luta dos trabalhadores do Movimento dos Sem Terra (MST) e a reforma agrária, que é discutida até hoje. Questionado se acredita no papel social de uma novela, João acredita que utilizar plataformas como essa para divulgar uma realidade social é muito importante. "Mas não tenho muita noção sobre o quanto essa novela repercutiu em relação a esse movimento (MST)", assume.
 
Mateus também não tem conhecimento sobre a influência da novela em relação ao movimento, mas explana: "Acredito que utilizar um objeto cultural para demonstrar uma realidade social é totalmente válido". 
 
A equipe da página é formada apenas pelos dois fundadores. A administração é realizada pela dupla, sendo que Mateus é quem cuida da parte de edição dos vídeos, e rechaçam planos de expansão: "Atualmente estamos contentes com o estado no qual a página se encontra, não temos muitos planos grandes a envolvendo, apenas receber o feedback das pessoas e saber que estamos fazendo alguém sorrir já é o suficiente para que continuemos com o trabalho", explica Mateus.
 
Com o êxito, vieram problemas com direitos autorais. "O  Facebook bloqueou a pagina de postar de vídeos devido a problemas com os direitos autorais das musicas, problema esse que foi resolvido migrando para plataformas como YouTube e Vimeo", recorda-se João.
 
Mesmo com o sucesso no Facebook, ninguém do elenco de "O Rei do Gado" fez contato com a página ou criadores. Mateus, no entanto, espera que isso aconteça. "Gostaríamos (que acontecesse), mas no momento nosso é apenas agradar nosso público". Já João, não projeta isso: "Até hoje ninguém entrou em contato, eu não espero que isso aconteça".
 
E apesar de todo esse "boom" meteórico, eles negam que tenham lucro com a página. Não conhece? Confira algumas das aberturas "remontadas" por eles: 
 
Tema de "A Grande Família"
 
 
O Peão da Casa Própria, de Silvio Santos
 
 
Trilha da série "Arquivo X"
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado