Notícias

Renata Alves e Samukinha falam sobre os 10 anos do "Achamos no Brasil"

Quadro é um dos destaques do "Domingo Espetacular"


renataalves-paulohenriqueamorim-samukinha.jpg
Renata Alves e Samukinha ao lado do apresentador do "Domingo Espetacular", Paulo Henrique Amorim

Jornalístico de maior audiência da Record, o "Domingo Espetacular" comemora em sua próxima edição, neste domingo (11), os 10 anos do "Achamos no Brasil".

O quadro, que tem um dos melhores resultados da revista eletrônica, manteve ao longo deste tempo a principal premisssa, que é mostrar curiosidades e características do povo brasileiro independente da região em que estivesse.

Ao longo de quase nove anos, o "Achamos no Brasil" foi comandado por Renata Alves. "É como um filho pra mim", classifica ela, que desde o começo de 2015 está à frente do "Hoje em Dia" e por isso deixou o dominical.

Samukinha, de apenas 24 anos, assumiu e logo deu sua cara à atração. Ele já acumula quase 100 edições do quadro. "Aprendemos bastante com as histórias curiosas", garantiu.

Neste momento de comemoração, o NaTelinha bateu um papo com os dois repórteres responsáveis pelo projeto.

Confira:

NaTelinha - Durante praticamente nove anos você comandou o "Achamos no Brasil", que está fazendo aniversário. Mesmo não estando mais no projeto, qual é a sua sensação de ver o sucesso que ele faz?

Renata Alves - O "Achamos no Brasil" é como um filho pra mim. Peguei pequenininho, foi crescendo, crescendo e se tornou um quadro em que as pessoas se identificam com ele. É um quadro muito alegre, divertido. Os telespectadores têm a oportunidade de conhecer lugares incríveis, culturas diferentes e, acima de tudo, a criatividade do brasileiro. Que venham mais 10 anos! Foi sem dúvida uma grande escola para mim!

NaTelinha - O "Achamos no Brasil" está comemorando 10 anos como um dos principais quadros do "Domingo Espetacular". Quase dois destes são com o seu comando. Como você avalia este período?

Samukinha - Olá pessoal do NaTelinha! Primeiramente é um prazer conversar com vocês. Sou leitor assíduo do site. Neste período de quase dois anos que faço parte da equipe, o quadro manteve a característica principal, que é a alegria do povo. Rodei várias partes do país em busca de histórias curiosas, engraçadas. Aprendemos bastante com elas. Não só eu, mas todo mundo que assiste.

Avalio o quadro como um sucesso, onde o povo brasileiro, de norte a sul, é a parte principal do quadro. Boas risadas, micos pagos por mim,  e muita resenha como dizemos no Nordeste. Esse é o "Achamos no Brasil"! A cara do povo!!!

NaTelinha - Renata, você sente saudades do quadro? Como avalia Samukinha, que te substituiu?

Renata Alves - Tenho um imenso carinho pelo "Achamos". Foi um grande presente que ganhei profissionalmente e cuidei com muita dedicação durante quase nove anos. O "Achamos" que me abriu as portas para o meu novo desafio profissional, que é apresentar o "Hoje em Dia". E quando o Samukinha entrou no quadro, só pedi para que cuidasse do "Achamos" com todo amor e dedicação. E ele tem feito isso. Mas sem dúvida, o "Achamos no Brasil" é um "filho" muito especial que sempre vou levar no coração.

Renata Alves em edição do "Achamos" no Maranhão: repórter mantém
rotina de viajar pelo Brasil no "Hoje em Dia"

NaTelinha - Você substituiu a Renata, que teve sua imagem bastante atrelada ao quadro. Como foi essa transição? Teve medo de sofrer algum tipo de rejeição ou de comparações?

Samukinha - Entrei de cara e sem medo. Claro que me preocupava o que o público iria achar, já que todo mundo estava acostumando a assistir a Renata. Mas o tempo foi passando e graças a Deus, conquistei o meu espaço. Comparações acredito que não houve muita pelo fato de eu ter um estilo diferente do dela.

Se entrasse alguém com o perfil da Renata, as comparações seriam inevitáveis. Mas temos perfis diferentes. Fico feliz e me orgulho quando me comparam a ela pois a Renata tem uma grande trajetória na Record e no quadro.

NaTelinha - E por falar em imagem, Renata, a sua ainda é bastante atrelada às histórias que contava no "Domingo Espetacular" - e que durante muito tempo foram reprisadas em programas como o já extinto "Tudo a Ver". Como é a repercussão nas ruas? O que o público diz?

Renata Alves - Foram quase nove anos de matérias marcantes, que divertiram as pessoas. Reportagens que mostravam a simplicidade, ingenuidade, curiosidades e o povo se identificava com isso. Consegui imprimir uma identidade ao quadro. E quem assistia já sabia que ia ver algo diferente. Por isso, as pessoas sempre relembram das reportagens, mas no "Hoje em Dia" tenho o quadro "Personagens do Brasil", em que faço exatamente o que fazia no "Achamos". E isso é muito bom!

NaTelinha - Dentre todas essas reportagens que você fez, alguma chamou mais atenção, por alguma curiosidade ou particularidade?

Samukinha - Já gravei quase 100 "Achamos no Brasil". Se eu listar aqui, no mínimo sai um Top 10, 20 de situações bem engraçadas e curiosas.  Mas vou falar de um personagem que achei bem curioso: trata-se de um homem lá de Fortaleza (CE) que tudo, mas tudo o que ele possui, ele coloca parafusos. Seja na carteira, celular, na moto, chapéu, pente, escova, em toda a roupa.

Achei estranho e curioso (risos). Ele é conhecido como o "homem do parafuso". Vou aproveitar e fazer a propaganda pra que entrem no YouTube e procurem "Achamos no Brasil", que tem essa e muito mais!!!!

Samukinha no Ceará: repórter entrevista homem viciado em parafusos

NaTelinha - A entrada dos novos integrantes do "Hoje em Dia", no ano passado, foi bastante conturbada por, na época, haver forte empatia com os apresentadores antigos. Como é hoje sua relação com o público do "Hoje em Dia" e com César Filho, Ana Hickmann e Ticiane Pinheiro?

Renata Alves - Estamos muito felizes com o "Hoje em Dia", um programa em que pouco mais de um ano conquistou ainda mais telespectadores (a nossa audiência comprovadamente aumentou) e isso se deve ao nosso entrosamento. O meu dia a dia ao lado de César, Ana e Tici é extremamente agradável, respeitoso. Torcemos um pelo outro, estamos muito focados. E isso o telespectador sente, esse é o segredo do sucesso do "Hoje em Dia".

NaTelinha - Samukinha, como você sente a repercussão nas ruas por conta de seu trabalho e o que você espera de agora em diante?

Samukinha: O "Achamos no Brasil" por ser um quadro popular, populariza bastante o repórter. Fico feliz quando me param nas ruas, em restaurantes, shopping, festas e dizem que assistem ao quadro. É o melhor de se trabalhar na TV. O carinho das pessoas. Impagável! E por eu fazer do meu jeito, as pessoas já me associam ao quadro.

Eu espero e trabalho para que o quadro sempre se mantenha em alta, que cresça mais e mais e que possamos fazer a alegria do povo. A nossa equipe é bastante empenhada. Estou muito satisfeito no "Domingo Espetacular". Agradeço a Record, a direção do programa e a equipe do "Achamos no Brasil"! Um abraço para todos os leitores do NaTelinha, e a todo o Brasil!!! 

O "Domingo Espetacular" vai ao ar a partir das 19h30, logo após o "Hora do Faro".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado