Notícias

Band Sports quer fazer cobertura digna e de qualidade das Olimpíadas

Jogos NaTelinha


olimpiadas-bandsports-2016 (1).jpg
Divulgação/Band

O "Jogos NaTelinha" continua sua série de matérias apresentando a cobertura e transmissão que os canais brasileiros irão fazer das Olimpíadas do Rio na TV aberta e na TV por assinatura.

Neste penúltimo episódio, vamos falar do Band Sports, que mesmo com uma estrutura bem enxuta se comparado aos outros sete canais licenciados, vem com reforços para tentar fazer uma cobertura bem digna.

Tradicionalmente conhecido por transmitir esportes olímpicos, como competições de atletismo, judô e natação, a emissora esportiva da Band vem forte sim para as Olimpíadas.

Maratona Olímpica

Durante todo o período das Olimpíadas, apenas 30 minutos de cada dia não serão dedicados ao evento. Essa meia hora será ocupada por dois jornais de 15 minutos, com notícias sobre outros torneios, como o Campeonato Brasileiro de Futebol, por exemplo.

As outras 23 horas e meia serão integralmente ocupadas pelos Jogos Olímpicos. Diariamente, serão dois jornais diários, boletins e flashes ao vivo, dezenas de competições entre 10 da manhã e meia-noite. Durante a madrugada, acontecerão reprises das competições mais emocionantes e que marcaram durante o dia.

Todos os jornais e boletins olímpicos terão o mesmo nome: “Maratona”. Pela manhã, o segmento será apresentado por Maria Paula Limah e William Lopes. Nesta faixa, o programa vai começar pontualmente às 7h15 e terminar no exato momento em que começar a primeira competição olímpica do dia. A partir de então, o tempo será todo ocupado pela transmissão ao vivo das competições e, nos intervalos entre uma e outra, por boletins e flashes jornalísticos, com as informações do momento.

No final da noite, assim que terminar a última competição transmitida ao vivo pelo canal, por volta de 0h, os jornalistas Celso Miranda e Mônica Apor - grande reforço no vídeo do Band Sports para a cobertura olímpica - apresentarão a versão noturna do "Maratona". O programa da noite terá 75 minutos de duração e vai resumir tudo o que aconteceu ao longo do dia, sempre com a participação dos comentaristas do canal. Os dois jornais não-olímpicos serão mostrados diariamente após a "Maratona" noturno e às 7h da manhã, antes da versão matinal do telejornal.

Integração com a Band aberta

Todo o material produzido pelas 24 equipes de reportagem credenciadas para a cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro será utilizado de forma igualitária pelo Band Sports e pela Band aberta, em seus respectivos jornais, boletins e flashes ao vivo.

Da mesma forma, locutores e apresentadores poderão atuar nos dois canais, como já acontece na Band tradicionalmente há algum tempo. Apesar desse intenso trabalho conjunto, as grades diárias de programação dos canais serão totalmente diferentes, mas complementares. Não entendeu? O diretor executivo de esportes da Band, Humberto Candil, explica: “O que um canal transmitir ao vivo será sempre diferente daquilo que o outro estará mostrando”.

Na prática, esportes de grande apelo junto ao público, como futebol e vôlei, deverão ser transmitidos prioritariamente pela Band, o que permitirá ao Band Sports manter sua tradição de sempre priorizar os chamados “esportes nobres olímpicos”, como atletismo, natação e judô. O canal normalmente já dedica atenção especial a esses esportes. Transmite, por exemplo, a Diamond League – principal competição mundial de atletismo – e o Grand Prix de Judô, o campeonato mundial do esporte que é um dos que mais trazem medalhas para o Brasil.

Tudo mais enxuto

Mesmo com esta integração, os programas do Band Sports serão feitos diretamente da sede da Band em São Paulo. Nenhuma atração será comandada do estúdio da emissora no Parque Olímpico, por exemplo, que ficará dedicado prioritariamente para a TV aberta.

Inegavelmente, se comparado a suas co-irmãs, o Band Sports penará um pouco. Segundo notícias que saíram na imprensa, a própria Band esqueceu do Sports em seu comunicado interno para desejar boa sorte na cobertura olímpica, o que chateou a pequena, mas unida equipe do canal fechado, que dentro de suas limitações consegue bons resultados.

Espera-se uma cobertura digna e aguerrida, mesmo com apenas um canal para a cobertura. Mas os profissionais estão com gana de "tirar leite de pedra" como se diz. De fazer acontecer com dignidade e qualidade.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado