Notícias

Record, SBT e RedeTV! podem romper com Ibope e assinar só com GfK em 2020

Instituto alemão está recebendo aporte milionário das emissoras


gfk-ibope.jpg
Foto/montagem: NaTelinha

Três das principais redes de televisão do Brasil, Record, SBT e RedeTV! consideram abandonar o contrato com a Kantar Ibope, empresa que mede audiência das TVs abertas e fechadas, além de rádios, no Brasil.

Segundo o jornalista Ricardo Feltrin, as emissoras querem contar apenas com a medição da empresa alemã GfK, na qual estão investindo cerca de 200 milhões de reais na implementação do serviço. A ideia é quebrar o monopólio de 40 anos do Ibope no Brasil.

A mudança deve acontecer até 2020, ano considerado chave para o planejamento do instituto alemão no país.

Vale ressaltar que isso não é algo apenas nas cabeças da rede, em São Paulo.

Afiliadas e emissoras próprias regionais do SBT e da Record já foram avisadas informalmente de que devem fechar contrato com a GfK.

A orientação é a mesma para afiliadas da RedeTV! Brasil afora. O argumento dos canais é que falta verba para custear as duas aferições e que há uma certa desconfiança em relação aos números e a metodologia do Ibope, e que se precisar escolher uma, que esta seja o instituto alemão.

Se isso de fato vier a ocorrer, apenas Globo e Band ficarão presas à Kantar. A emissora paulista chegou a assinar contrato com a GfK, mas desistiu com os atrasos no lançamento do serviço. A Globo diz que está satisfeita apenas com o Ibope.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado