Notícias

Tooncast esclarece situação com Ancine por cotas da TV paga


tooncast.jpg
Divulgação

Na última segunda-feira (14), o NaTelinha noticiou que o Tooncast, canal que exibe animações clássicas na TV paga, está livre de cumprir a cota de programas nacionais pela Ancine (Agência Nacional de Cinema).

Mas segundo a gerência de comunicação da Turner, em comunicado enviado para o site, o Tooncast não está exatamente liberado da regra. A emissora não precisa cumprir a lei à risca - que determina que sejam exibidas produções inéditas ou produzidas a partir de 2008 - pelos próximos dois anos. Porém, precisará exibir animações clássicas nacionais.

"A Turner esclarece que o Tooncast não foi liberado de cumprir a Lei da TV Paga. A liberação da Ancine diz respeito apenas a novas produções. O órgão concedeu ao canal dois anos livres de cumprir a obrigação de veicular obras produzidas nos últimos sete anos (Art. 27, IN100). O pedido foi feito por se tratar de um canal voltado para a exibição de animações clássicas. Continuamos veiculando desenhos brasileiros considerados clássicos por nossa curadoria e cumprindo as cotas exigidas pela lei", afirma o comunicado.

A decisão da Ancine é estranha e considerada arcaica, já que o Brasil não é um país com produções antigas de animação historicamente. O ramo só se intensificou e se profissionalizou de 2009 para cá, com produtos como "Peixonauta", "O Show da Luna", "Turma da Mônica" e "Sítio do Picapau Amarelo".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado