Notícias

ECAD tem pagamento recorde em 2015 por conta do Rock in Rio


ecad-logo.jpg
Divulgação

Em relatório apresentado nesta quinta-feira (28), o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) anunciou que pagou R$ 771,7 milhões a 155.399 titulares de música entre compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos em 2015.

O valor representa uma alta de 10% em relação ao que foi pago em 2014 e é um valor recorde em toda a história do Escritório. Do total repassado, 68% foram para repertório nacional. Os setores que mais cresceram em valores distribuídos foram Sonorização Ambiental (84,67%), Festa Junina (45,94%) e Cinema (27,30%).

Os shows que aconteceram no país em 2015 também tiveram destaque neste resultado. Grandes espetáculos nacionais e internacionais animaram o público e realizaram o pagamento dos direitos autorais como os festivais de música Rock in Rio e Lollapalooza. Somente pela execução pública de músicas no Rock in Rio, foram distribuídos cerca de R$ 6,7 milhões para 1.396 titulares e associações, o que ajudou a elevar o valor pago este ano.

Vale lembrar que emissoras de televisão precisam pagar ao ECAD para tocar alguma música em seus programas. O Escritório e a Rede Globo, inclusive, tem um imbróglio que já vêm de tempos.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado