Notícias

Celso Russomanno é condenado por desvio de dinheiro público


b11611adc4d199a4ac69a40dc8e55399.jpg
Divulgação/TV Record

Apresentador do quadro "Patrulha do Consumidor", exibido nos programas "Hoje em Dia" e "Cidade Alerta", da Record, o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) foi condenado por desvio de dinheiro público.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, ele foi condenado pela Justiça Federal do Distrito Federal que o considerou culpado pela prática de peculato, crime relacionado à apropriação e ao desvio de dinheiro público. Convertida em 790 horas de trabalho comunitário e doação de 25 cestas básicas, a condenação de Russomanno é referente ao fato de o político-comunicador ter nomeado para seu gabinete uma mulher que, segundo avaliado pelo Judiciário, dava expediente na empresa particular mantida pelo jornalista.

A Justiça Federal concluiu que o deputado manteve Sandra de Jesus como assessora da Câmara por quatro anos, sendo que ela trabalhava na produtora Night and Day Promoções. O caso ocorreu de 1997 a 2001, período em que o congressista esteve filiado ao PSDB e ao PPB (hoje PP).

Na condenação, o juiz federal Vallisney de Souza Oliveira afirmou que a assessora trabalhava para Russomanno misturando funções de interesse público e de apenas do próprio parlamentar: "Ao mesmo tempo aufere vantagem de alguma maneira com o programa, porque colhe das pessoas atendidas gratuitamente o material humano e a matéria para audiência na TV. Mesmo a atividade de atendimento ao consumidos, conquanto tenha alto grau social e de benefício à população, não pode ser reputada atividade parlamentar típica e exclusiva. Trata-se de um misto de atividade parlamentar, jornalística e empresarial”.

Atualmente, Celso Russomanno é pré-candidato a prefeitura de São Paulo, onde é líder das intenções de voto segundo pesquisas feitas até outubro deste ano.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado