Notícias

"Changeman" completa 30 anos de estreia; saiba como série chegou ao Brasil

Um dos maiores sucessos do gênero tokusatsu


Changeman0511.jpg
Fotos: Divulgação
Por Redação NT

Publicado em 05/11/2015 às 15:18,
atualizado em 10/05/2021 às 16:26

 

No dia 05 de novembro de 1985, estreava na TV japonesa o seriado "Dengeki Sentai Changeman", ou em português, "Esquadrão Relâmpago Changeman", um dos maiores sucessos do gênero tokusatsu - seriados japoneses com efeitos especiais - no Japão e fora dele.
 
No fim dos anos 80, mais exatamente em 1988, o programa estreou juntamente com "Jaspion" na programação infantil da extinta Rede Manchete. Mas antes de chegar lá, um árduo caminho foi trilhado. Tudo começou em 1985, quando o empresário Toshihiro Egashira era o dono de uma locadora de vídeo situada no bairro da Liberdade, tradicional reduto japonês de São Paulo. 
 
 
A locadora era muito requisitada na região e tinha uma atração peculiar: ela alugava programas gravados da TV japonesa para os habitantes locais. E o que mais faziam sucesso eram justamente os tokusatsus. No entanto, eles não eram procurados apenas por crianças japonesas, mas também por brasileiras, que viam tudo com muito entusiasmo, mesmo com a fita estando em japonês puro - sem qualquer tipo de dublagem ou legenda. 
 
Percebendo isso, Toshihiro - ou Toshi, como ficou conhecido - decidiu licenciar essas fitas legalmente e lançar no mercado de vídeo do Brasil. Para tanto, ele foi ao Japão e adquiriu junto à Toei Company - empresa de entretenimento japonesa que produzia estes programas - os títulos mais recentes da época: "Changeman" e "Jaspion". 
 
 
Para o lançamento, ele fundou a Everest Vídeo, distribuidora que ficou conhecida nos anos 80 e 90 por trazer várias atrações japonesas para o Brasil. Porém, o que parecia um sucesso certo, se torno prejuízo: as fitas não tiveram um bom retorno na chegada direta em home vídeo. Por isso, Toshi teve uma outra ideia: licenciá-los para exibição na TV e assim obter visibilidade. 
 
As negociações para isso foram complicadas. A Everest Vídeo ofereceu o programa para todas as emissoras da época - Globo, SBT, Band e Manchete, e todas rejeitaram no primeiro momento. Mas, vendo o potencial dos seriados, o empresário Beto Carrero decidiu ajudar Toshihiro nas negociações. Ativando seus contatos, ele conseguiu com que a Manchete fizesse um acordo de exibição de "Changeman" e "Jaspion" em 1988. 
 
E o sucesso foi imediato: após estreia no programa "Clube da Criança", na época apresentado por Angélica, as séries se tornaram as maiores audiências da rede de Adolpho Bloch e acabaram se tornando referências de heróis dos anos 80 aqui no Brasil. 
 
 
Observando o filão, a emissora decidiu investir em mais séries do gênero e adquiriu programas como "Flashman", "Maskman", "Jiraiya", "Jiban", "Black Kamen Rider", dentre outros. Mas não só a Manchete que fez isso: Band (com "Machineman", "Sharivan", "Google Five" e "Metalder") e até mesmo a Globo (com "Gaban", "Shaider" e "Bicrossers") investiram no tokusatsu, causando uma overdose de seriados do tipo na TV brasileira no fim dos anos 80 e início dos anos 90. 
 
Só para se ter uma ideia: no auge, no primeiro semestre do ano de 1990, o Brasil chegou a exibir 16 seriados japoneses em sua programação simultaneamente, enquanto o Japão só mostrava cerca de três por ano. 
 
Rapidamente saturado pelo excesso de atrações, o gênero tokusatsu acabou se perdendo. "Changeman" passou também pela Record em 1993 e terminou sua saga no Brasil pela Gazeta, em 1994. Mas retornou em 2007 na Rede Brasil, canal UHF presente em várias cidades, que exibe a trama nos mais diversos horários de sua programação.
 
Recentemente, um box completo com toda a série, em dublagem original, foi lançado com muito sucesso no mercado. 
 
Relembre a abertura de "Changeman": 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado