Notícias

Pesquisa inédita testará alcance da TV digital em todo o Brasil


tvpaga-ondemand.jpg
Foto/ilustração

O Ministério das Comunicações se prepara para dar início a uma pesquisa que vai comprovar se o alcance da TV digital está como o planejado.

O objetivo é identificar se pelo menos 93% dos domicílios de cada cidade estão aptos a captar o sinal digital. É a condição para o desligamento da TV analógica em todo o Brasil, que começa em 2016 e se estende até 2018.

A meta de recepção em 93% dos domicílios foi estabelecida pelo Grupo de Implantação da Digitalização da TV (Gired). Esse percentual inclui os lares que assistem à TV livre, aberta e gratuita por transmissão terrestre. Não são considerados os domicílios com acesso ao sinal digital via TV por assinatura ou por meio de antena parabólica.

A pesquisa inclui entrevista pessoal, domiciliar e amostragem representativa da região. O pesquisador também vai verificar se o domicílio tem instalados os equipamentos necessários para receber o sinal da TV digital como antena adequada para recepção e televisor com conversor digital integrado ou aparelho analógico com conversor externo.

O desligamento da TV analógica no país vai começar em abril de 2016, quando o sinal analógico será substituído pelo digital nos televisores de Brasília e de outras 11 cidades de Goiás e de Minas Gerais.

Antes disso, um projeto-piloto será realizado na cidade de Rio Verde, em Goiás. A partir de 29 de novembro deste ano, o município já começa a receber exclusivamente o sinal digital de TV.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado