Notícias

Programa da Tarde chega ao fim após quase 3 anos; relembre momentos e micos

Se despedindo do público sem deixar saudades, a atração teve duas grandes marcas: a Patrulha do Consumidor e o Além do Peso


programa-da-tarde-record-lo.jpg
Fotos: Divulgação
A Record exibe nesta sexta-feira (10) a última edição ao vivo do "Programa da Tarde".

A atração abrirá espaço para o Pan-Americano de Toronto, mas promete voltar no dia 20 de julho, segundo informou Britto Jr., preenchendo os espaços deixados pelos jogos.
 
O vespertino terá edições gravadas até as estreias das reprises de novelas, marcadas para o dia 27 deste mês. 
 
O "Programa da Tarde" é comandado por Britto Jr. e Ticiane Pinheiro, mas já contou com Ana Hickmann, que hoje apresenta o matutino "Hoje em Dia".
 
Ele foi criado com intuito de alavancar as tardes da emissora - faixa a qual nunca conseguiu se posicionar -, e não atingiu os resultados esperados.
 
O NaTelinha preparou um especial grandes momentos referentes ao programa durante sua passagem pela grade da Record.
 
 
1. O nome
 
O título "Programa da Tarde" estava sendo utilizado pela segunda vez na história da Record. A primeira versão é de 2006. Na época, a emissora vinha numa fase crescente e buscava se posicionar à tarde da mesma forma que estava conseguindo fazer pelas manhãs com o "Hoje em Dia".
 
O "Programa da Tarde", em sua primeira fase, substituiu atrações como o "Sônia e Você", "Eliana" e "Cine Aventura", que passaram pela grade nos anos anteriores. A apresentação era de Maria Cândida e Olivier Anquier. 
 
O projeto inicialmente era pautado em culinária, bastidores e contava inclusive com uma plateia. Com a baixa audiência, a atração foi reformulada. Olivier deixou o programa, abriu-se mão da plateia e houve concentração em reprises e no game-show "Jogo do Namoro".
 
2. "Patrulha do Consumidor" e "Além do Peso"
 
Mesmo que esteja se despedindo do público sem deixar saudades, o "Programa da Tarde" teve duas grandes marcas durante o período em que esteve no ar: a "Patrulha do Consumidor" e o "Além do Peso".
 
A "Patrulha do Consumidor" é um quadro de defesa do consumidor comandado por Celso Russomanno - com mais de 20 anos dedicados à área. O parlamentar, que é filiado ao PRB, partido ligado à Igreja Universal, atende ao público diariamente e busca soluções para os seus problemas. 
 
Celso tem presença fixa no palco como também vai para as ruas e já se manifestou até mesmo de Brasília, já que é deputado federal.
 
 
Apesar de estar desmanchando a produção do "Programa da Tarde", Celso Russomanno deverá ser reaproveitado no "Hoje em Dia". A Record tem grande interesse em emplacar Russomanno como prefeito de São Paulo. Sua tentativa em 2012 foi frustrada, mas há interesse em manter o político sempre na mídia e atrelado a boas ações - vantagem a qual o atual prefeito Fernando Haddad e nem seus outros oponentes possuem.
 
3. Formato
 
O "Programa da Tarde" passou por várias modificações ao longo de quase três anos no ar. Só a sua implantação consumiu cerca de R$ 10 milhões em investimentos e trouxe ao ar quadros como o "Marcas da Vida" - uma espécie de novela da vida real que já havia sido testada, mas sem êxito, na Record.
 
A veterinária Manu Karsten e a dupla Theo Becker e Nicole Bahls também tinham seus próprios quadros. No entanto, nenhum deles emplacou. Manu deixou de ser uma participação recorrente há vários meses e depois acertou seu desligamento da casa. Theo e Nicole duraram apenas algumas semanas e, assim como a veterinária, deixaram a atração e em seguida a própria Record.
 
A implantação do "Programa da Tarde" foi feita por Vildomar Batista, bastante reconhecido pelo sucesso à frente do "Hoje em Dia". A direção depois foi transferida para Bruno Gomes. Houve, inclusive, uma época de unificação de produção com o matinal, a qual não se estendeu durante muito tempo e logo foi desmanchada.
 
 
Relembre os principais micos do programa
 
1. "Dona Xepa"
 
Em junho de 2013, a emissora recebeu o cantor e ator Maurício Mattar para participar do quadro "Para quem você frita o pastel?" - aos moldes do lendário "Para quem você tira o chapéu?", de Raul Gil. 
 
Um dos nomes que Maurício Mattar teve de falar era o de Luiza Tomé, à época sua colega em "Dona Xepa". Entrosado com a plateia, ele decidiu criar um suspense quanto ao nome da pessoa, mas que falhou.
 
"Posso dar uma dica? Eu vou fazer um bordão que ela faz na novela Dona Xepa e vocês vão dizer o nome da atriz: adooooooro". O silêncio pairou na plateia, que mesmo com Ticiane Pinheiro assoprando o nome de Luiza, não se manifestava.
 
Maurício não desistiu e foi ao auditório: "Quem assiste Dona Xepa aí? Quem assiste?". Após circular pelo auditório em busca de um único telespectador, uma senhora se identificou e falou de Luiza Tomé.

2. Caso Sérgio
 
Às vésperas de ter o fim do "Programa da Tarde" decretado pela Record, Britto Jr. recorreu às redes sociais para tentar salvar seu trabalho.
 
"Programa da Tarde entre as 3 maiores audiências do Brasil. Você sabe o que isso representa num país com mais de 100 emissoras de tv?", iniciou. Ao longo da mensagem, o âncora bradou: "diga não às reprises e enlatados. Diga sim a tv feita ao vivo!". 
 
Na sequência, ele ainda fez um convite para que anunciantes atrelassem suas marcas ao "Programa da Tarde" e sugeriu que tais pessoas procurassem pelo Sérgio, que "vai te mostrar o caminho para anunciar" - segundo as próprias palavras do apresentador. O apelo foi encerrado com o número do celular do profissional.
 
A atitude foi extremamente mal vista pela direção da Record a ponto de ameaçar até mesmo o posto de Britto como apresentador de "A Fazenda". O desagrado foi gerado por dois motivos: o primeiro é que o âncora oficializou uma situação que, por mais que fosse de conhecimento de todos, não era reconhecida pela casa; já o segundo é que, ao atacar as reprises e enlatados do SBT e Globo no horário, Britto acabava por atacar uma estratégia que a própria Record pretende se valer nas tardes após o fim do "Programa da Tarde".
 
3. Quadradinho do 8
 
Em abril de 2013, Ticiane Pinheiro surpreendeu a todos fazendo a polêmica coreografia do "Quadradinho do 8" em rede nacional. 
 
O feito ocorreu enquanto ela aprendia os passos da então moda do Bonde das Maravilhas e conquistou repercussão instantânea. Roberto Justus, então esposo de Ticiane, chegou a ir ao palco dias depois para falar sobre a questão.
 
Na época, vários rumores surgiram sugerindo que o empresário não havia gostado da performance. Meses depois, os dois anunciaram o divórcio. Atualmente Ticiane namora o âncora do "SPTV", da Globo, César Tralli. Já Justus se casou com Ana Paula Siebert, sua ex-"Aprendiz".

4. Ronaldo Ésper
 
Logo em seus primeiros meses, mais precisamente em outubro, o "Programa da Tarde" teve sua primeira grande saia-justa. 
 
Ao receber Ronald Ésper no estúdio, Britto Jr. começou a fazer perguntas polêmicas ao estilista, que não levou na esportiva. "Ele (Clodovil) falava que você tinha esse costume de roubar obras de arte na casa dos outros. Por que ele dizia isso?", questionou o apresentador.
 
Ésper rebateu questionando quem havia lhe passado tal informação ou em que publicação ela estava. Mesmo com as interrupções de Britto Jr. tentando apaziguar a situação, Ésper encerrou sua declaração e deixou o estúdio do "Programa da Tarde".

5. Bate-boca ao vivo
 
Ainda como parte dos diversos problemas que podem ocorrer em um programa ao vivo, o "Programa da Tarde" também teve sua cota de barracos imprevistos.
 
Em julho de 2013, no quadro "Patrulha do Consumidor", uma das representantes da empresa denunciada pela consumidora no palco não aceitou de bom grado as críticas e começou a discutir com os apresentadores.
 
No auge da discussão, a empresária gritou: "A Record é um lixo!". 
 
A discussão se encerrou com a empresária dizendo para a consumidora e a produção procurarem seu advogado.

6. Ana Hickmann discute e chora ao vivo
 
Em outubro de 2014, Ana Hickmann protagonizou um barraco ao vivo com um assessor de imprensa da Prefeitura de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). O assessor disse: "Você trabalha com algum político, Ana? Parece que já ouvi seu nome em algum lugar". A apresentadora ficou horrorizada e foi defendida por Ticiane. O clima ficou tenso e ela chorou ao vivo.
 
O "Programa da Tarde", neste primeiro momento, dará lugar ao Pan-Americano de Toronto. Já a partir de 27 de julho, a Record reprisará novelas - "Dona Xepa" é uma delas.
 
[video]
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado