Notícias

Fernando Meirelles é contratado para comitê artístico da Globo Filmes

Braço cinematográfico investirá em filmes de arte, documentários e dramas


fernandomeirelles.jpeg
Divulgação

O Grupo Globo acaba de fechar a contratação de Fernando Meirelles para ser o novo membro do comitê artístico da Globo Filmes. Ele se junta a Cacá Diegues, Guel Arraes e José Alvarenga Jr.

O cineasta entra na vaga deixada por Daniel Filho, que saiu da TV Globo e do braço cinematográfico por divergências em seu contrato.

Segundo a coluna Outro Canal, Meirelles, indicado ao Oscar de direção por "Cidade de Deus", terá como função avaliar projetos de coprodução para a Globo Filmes e fazer o acompanhamento artístico dos longas.

Em conversa com a publicação, Fernando Meirelles confessou: “Meu primeiro instinto foi agradecer [o convite] e declinar, pois além do meu tempo disponível ser pouco, sempre me vi como um ‘independente de raiz'”. Porém, depois ele acabou aceitando por causa do projeto apresentado pelo diretor da Globo Filmes, Edson Pimentel.

O cineasta classificou a ideia como "consistente" e importante para o cinema brasileiro. "Não resisti e embarquei. Fora os colegas de ‘banca’, que admiro", bradou.

Fernando Meirelles é sócio da O2 Filmes, uma das maiores produtoras do Brasil e parceira da Globo em diversas séries para a televisão. Ele continuará normalmente na empresa, que fica em São Paulo, indo uma vez por mês ao Rio de Janeiro para reuniões na Globo Filmes.

Sua entrada no braço cinematográfico do Grupo Globo faz parte de um projeto de transformação criado. O estúdio continuará fazendo comédias para o grande público, mas também apostará em filmes de arte, documentários e dramas.

“A mudança de rumo em curso é fazer com que a Globo Filmes vire uma espécie de selo de qualidade”, comentou Meirelles.

Sua primeira missão será acompanhar o filme "Vazante", de Daniela Thomas. “O filme é produzido pela hiper-independente Sara Silveira, rodado em branco e preto com nenhum ator conhecido. É filme de arte puro-sangue”, conta. Depois, ele irá supervisionar "Vale Tudo", de Afonso Poyart. “Estou animado”, festeja.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado