Notícias

Ballet Fitness é a modalidade do momento nas academias


canalmulher-esporte-balletfitness (2).jpg
Fotos: Divulgação

Surgido há cerca de dez anos pelas mãos da educadora física e bailarina Betina Dantas, o Ballet Fitness é considerado hoje a modalidade que mais vem crescendo nas academias entre o eixo Rio-São Paulo.   

Entre as adeptas da atividade que adapta as técnicas do balé clássico para as aulas de ginástica temos as atrizes Sheron Menezzes, Ingrid Guimarães e Danielle Winits.

Segundo especialistas, a modalidade melhora a postura, o equilíbrio, a coordenação motora e a força muscular, além de prevenir lesões.

Através da utilização de caneleiras e pesos de mão, além de agachamentos e exercícios na barra de apoio, o exercício trabalha todos os grupos musculares voltados para a dança e para o fitness. Entre eles, quadríceps, glúteos, abdominais supra, infra, oblíquos, musculatura pélvica, bíceps e tríceps. A outra boa notícia é que o gasto calórico durante uma hora de aula chega a 800 Kcal.   

Na ponta dos pés  

Os professores responsáveis pelas aulas são profissionais da área de Educação Física, além de bailarinos formados por grandes companhias de dança como, por exemplo, a escola londrina Royal Ballet, na Inglaterra.

De acordo profissionais, as aulas podem ser praticadas por qualquer pessoa, mesmo aquelas que nunca tiveram contato com a dança. Entretanto, como tem algumas nomenclaturas específicas do balé, estas podem ser um obstáculo para iniciantes acompanharem.

Além disso, alguns movimentos tornam-se limitados devido à falta de vivência na dança, porém nada que impeça a prática da atividade, pois as dificuldades iniciais são facilmente superadas conforme a prática adquirida.

Como funciona

- A modalidade envolve passos do ballet clássico com exercícios de fitness como agachamentos, abdominais e flexões;

- o número de repetições dos passos e o tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios serão os responsáveis pelos resultados rápidos que a modalidade proporciona;

- o aluno ganha tônus muscular, flexibilidade, respiração, postura e equilíbrio. Além disso, a técnica deixa o corpo diferenciado, esculpido, elegante e flexível;

- é indicado para pessoas de todas as idades, iniciantes ou avançados no ballet.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado