Notícias

Final do "BBB15" coroa "caubói" Cézar como campeão com 65% dos votos


cezarbbb.jpg
Foto: Reprodução

Cezar Lima, sobrevivente de cinco Paredões consecutivos, teve a sua prova de fogo no “Big Brother Brasil 15” nesta terça-feira (7). E a superou com louvor. Com a preferência de 65% do público, o paranaense superou Amanda e se tornou o grande campeão dessa edição do reality.

A final foi marcada por homenagens aos 50 anos da Globo, com citações sobre diversos programas da casa. Ao anunciar a votação, foi lembrado o “Você Decide”. Já na citação aos recursos dos participantes em busca do prêmio, “Vale Tudo”. O ponto alto foi a homenagem de Pedro Bial ao apresentador Chacrinha.

Foram exibidos ainda resultados de uma votação pela internet sobre os destaques do programa. A melhor briga, por exemplo, foi considerada a entre Luan e Adrilles. E a melhor amizade, claro, entre Mariza e Adrilles.

A trilha da conquista dessa decisão foi embalada pelos sertanejos Daniel, Paula Fernandes e Michel Teló, que fizeram apresentações musicais na grande final. Mera coincidência, de acordo com o apresentador Pedro Bial, que disse mais cedo ao “Vídeo Show” que os artistas já estavam definidos há semanas.

Uma definição mais surpreendente foi a presença de Tamires, que desistiu do reality e estava “morta” para a edição de acordo com o diretor Boninho no dia de sua saída.

O campeão

Com um perfil que mistura a trajetória de diversos outros vencedores, o “caubói” conquistou o público e superou até mesmo outros favoritos, como Mariza, com quem praticamente empatou quando se enfrentaram.

Mas a conquista do prêmio de 1 milhão e meio de reais veio com margem bem mais folgada. Assim, ele passa a integrar o time de “meninos da roça”, um dos perfis mais comuns dos conquistadores do prêmio do “BBB”.

Rodrigo, do “BBB2”, e Fael, que participou da 12ª edição, foram alguns de seus antecessores. Já Bambam, o primeiro vencedor, tinha em comum com Cezar as conversas inusitadas.

Se o brother do “BBB1” tinha a boneca Maria Eugênia, o mais novo milionário optou por diversas vezes em papear com uma estátua.

Mas se os homens já tiveram a predominância na história do “Big Brother” brasileiro, a conquista de Cezar é praticamente uma exceção na atualidade. Dos 5 mais recentes, as edições de número 11, 13 e 14 foram conquistadas, respectivamente, por Maria, Fernanda e Clara.  

A fórmula do brother para ser esse ponto fora da curva foi marcada pelo isolamento não só diante do mundo externo, mas também dos seus colegas de confinamento.

Ele foi o único que não firmou uma grande aliança ou criou um laço forte de amizade com outro participante, assim se tornando alvo preferencial das votações, já que também tinha a condição de votar em qualquer um sem se comprometer.

Essa estratégia o colocou na berlinda por 5 vezes seguidas, como já citado. Um recorde. Ana Carolina, do “BBB9”, foi emparedada em 7 oportunidades, mas com alguns intervalos de folga entre as vezes em que foi escolhida por seus pares.   

Cezar foi dono ainda de longos e rebuscados discursos, aprendidos com sua experiência após tentar entrar em diversas edições anteriores do “Big Brother” e ainda de uma tentativa frustrada de se tornar vereador em 2012.

Para 2016, de olho na sua popularidade, alguns partidos já cogitam convites, numa esperança de que se repita o script de Jean Willys, o vencedor do “BBB5”, que já ocupa seu segundo mandato como deputado federal.

Há 3 anos, porém, ele não passou dos 57 votos. Agora com milhões nas costas, deve ampliar seu toque para o sucesso, que incluiu ainda gravações como figurante na novela “Os Dez Mandamentos”, êxito de audiência da Record.

[galeria]

Novo fôlego

Aliás,  os números do “Big Brother” se mostraram especialmente positivos neste ano, abafando os rumores de outras ocasiões que cravavam o final da franquia.

Longe dos tempos áureos, mas revertendo a tendência de queda, aquele que foi promovido como “o melhor BBB de todos os tempos” pode não ter cumprido esse objetivo, mas certamente foi um dos mais atraentes nos últimos anos, elevando os índices da Globo em diversas praças.

Impressiona ainda a fidelidade do público, que praticamente não variou nos mais diversos horários e em condições bem diferentes de público herdado, já que o programa recebeu a faixa tanto das semanas finais de “Império”, que ultrapassavam os 40 pontos, como dessa complicada fase inicial de “Babilônia”, que sua para atingir os 30.

Outros itens prometidos, porém, foram cumpridos de forma mais identificável, como a predominância de pessoas comuns. Perfis antes exóticos se juntaram num retrato mais fidedigno da sociedade do que com os modelos sarados de tempos atrás.

A volta ao passado, no melhor dos modos, ocorreu ainda com o confinamento mais monástico. Entre cantores e artistas globais, foram poucos os intrusos a entrar na casa. Uma sensível redução do contato externo, que incluiu ainda o fim de saídas promocionais, como no Carnaval ou compradas por estalecas. A exceção ficou com algumas provas patrocinadas.

Outra mudança de rumo foi o fim da divisão da casa entre grupos bem definidos de vilões e mocinhos. Todos tiveram as suas contradições bem explicitadas em meio ao clima de relativa harmonia, que não propiciou barracos de proporções épicas, mas diversos picos de tensão na arrumação das votações.

Vice-campeã

Até o mais intenso relacionamento passou longe de qualquer padrão. Amanda, a vice-campeã, que embolsa 150 mil reais pela segunda colocação, se aproximou de Fernando logo no primeiro dia, mas o perdeu após a chegada de Aline.

Somente com a eliminação da loira é que ela, após muita insistência, se reaproximou do brother, que foi eliminado no domingo e ficou com o terceiro lugar.

Amanda e Fernando ainda somam conquistas dos 10 mil reais de cada liderança que obtiveram, enquanto o campeão Cezar simplesmente não havia ganhado nenhum centavo além do cachê antes da conquista do grande prêmio.

Ele não foi Líder em nenhuma oportunidade, tendo vencido somente a prova que definiu sua presença na final sem passar por outro Paredão. E também não foi Anjo durante essa passagem.

Depois de todas essas derrotas, como ele cogitou mais cedo em seu perfil no site, veio a recompensa com um “desfecho dos sonhos” para esse estudante de Direito de 30 anos. 

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado