Notícias

"Jornal da Band" lança série sobre trotes violentos nesta segunda


Ricardo-Boechat-Band.jpg
Divulgação/Band

Mesmo proibido na maioria das universidades públicas e particulares, os trotes ainda são uma realidade que rompe a barreira entre brincadeira e barbárie.

Para alertar a população sobre o perigo das brincadeiras violentas, o "Jornal da Band" exibirá a partir desta segunda (23) uma série de reportagens especiais sobre o assunto. Serão mostrados rituais de humilhação, tortura, violência e estupros de muitos jovens que acabaram de ingressar na faculdade.

A série, chamada de "Trotes - Lições de estupidez", vai investigar o universo dos trotes universitários para mapear os chamados "ritos de passagem", que são responsáveis por inúmeros abusos. Além disso, serão noticiados casos de alunos que foram parar em prontos-socorros, hospitais e delegacias de polícia, e mesmo assim são encarados com conivência por universidades mais preocupadas com a própria imagem do que com a segurança dos alunos.

A equipe do jornal visitou o temido “canavial”, no interior de São Paulo, onde os novos alunos são abandonados de madrugada – muitas vezes nus e embriagados – e têm de voltar a pé pra casa.

Além disso, os repórteres conversaram com os estudantes da Escola Superior de Agricultura de Piracicaba - famosa pela qualidade do ensino, mas também pela tradição dos trotes violentos e humilhantes.

De acordo com a emissora, na Faculdade de Medicina da USP, nove em cada dez alunos afirmam que sofreram algum tipo de agressão. E casos recentes de assédio sexual e estupros revelam a face cruel dos trotes - um universo machista, preconceituoso, violento e criminoso que mancha a vida universitária no país.

Na produção da série, a equipe de reportagem descobriu que foi criada CPI na Assembleia Legislativa para investigar as denúncias de violência sexual nas festas universitárias. Assim, foram entrevistados professores, reitores, alunos, pais e especialistas para desvendar a "sociedade secreta dos trotes".

O "Jornal da Band" vai ao ar de segunda a sábado, logo após o "Brasil Urgente", às 19h20, sendo ancorado por Ricardo Boechat e Paloma Tocci.
 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado