Notícias

Saiba como afastar a negatividade da sexta-feira 13

Cultura


canalmulher-sextafeira13 (2).jpg
Fotos: Divulgação

Este ano a sexta-feira que antecede o Carnaval cai no dia 13, considerada para supersticiosos um dia de azar, motivado por diversas “lendas”. Para os nórdicos, a sexta-feira 13 seria o dia de louvar Frigga, a deusa da beleza e do amor (friggadag ou friday, que significa sexta-feira).

Porém, quando os nórdicos se converteram ao cristianismo, os padres a transformaram em uma bruxa. Então, Frigga se reuniu com 11 feiticeiras e o demônio para vingar-se. E seus encontros eram sempre às sextas-feiras.

Por outro lado, dizem que na sexta-feira 13 de outubro de 1307, a igreja católica teria emitido um mandato de prisão aos cavaleiros da Ordem dos Templários por toda a Europa, acusando-os de heresia.

Assim, dezenas deles teriam sido presos simultaneamente, torturados e executados. Então, a data do massacre histórico se tornou sinônimo de dia de maus presságios, tornando-se, em quase todo o mundo, um dia imerso em superstições.       

Já de acordo com os romanos, 13 é o número que significa morte, destruição e azar. E como no século XIV a obra Os Contos de Canterbury considerou a sexta-feira um dia maldito, a sexta-feira 13 seria o pior dia do calendário.

Sorte ou azar

Segundo um estudo realizado em 2004 pela revista National Geographic, US$ 1 milhão é perdido nos EUA durante a sexta-feira 13, pois algumas pessoas se negam a fazer qualquer tipo de negócio nesta data.

Em compensação, em alguns lugares de Portugal a sexta-feira 13 é sempre comemorada. Na cidade do Porto, por exemplo, as pessoas se reúnem para celebrar o dia com apresentações de teatros, fogueiras, banquetes e até bruxas.

Aqui no Brasil a data foi motivo de horror. Afinal, 13 de dezembro de 1968 (uma sexta-feira) foi o dia em que o governo militar aprovou o AI-5, o pior dos atos institucionais da ditadura militar brasileira.

Já na sexta-feira 13 de janeiro de 1989, um vírus conhecido como Jerusalem contaminou grande parte dos PCs na época. Ele diminuía a velocidade da máquina em até 90% e acabou sendo nomeado como “Vírus da Sexta 13”.

Curiosidades

- Em 1913, um pastor de Middleton, nos EUA, usou o dia 13 de junho, que caia em uma sexta-feira, para promover casamentos gratuitos em sua paróquia com o intuito de fazer as pessoas lutar contra os seus medos.

- O autor da ópera "O Barbeiro de Sevilha", o compositor Rossini, era muito supersticioso e morria de medo de sextas-feiras 13. Por ironia do destino, ele acabou morrendo na sexta-feira do dia 13 de novembro de 1868;

- Algumas pessoas acreditam que cruzar com um gato preto na sexta-feira 13 não é nada agradável. Por isso, em 1939, alguns moradores de Indiana, nos EUA, penduraram sininhos nos pescoços dos bichinhos. Assim, quem escutava o barulho, mudava de direção;

- A franquia de filme Sexta-Feira 13 foi lançada em 1980 e teve seu último episódio em 2009. Ao todo, foram 12 longas lançados, totalizando 192 mortes. O recordista é a parte 5, na qual 22 pessoas são assassinadas pelo terrível Jason;

- Você sabe o que é paraskevidekatriafobia? O nome é originário do grego. Paraskeví significa sexta-feira e dekatreís o número 13. Quer dizer: “fobia a sexta-feira 13”.

- Para os italianos o dia de azar é a sexta-feira 17. Além disso, há países que não gostam da terça-feira 13. O resto do mundo escolheu a sexta-feira 13 como o sendo o dia do azar;  

- Para saber quais meses terão sexta-feira 13 basta procurar os que começam em um domingo.  

Livre-se da má sorte

Para limpeza e proteção  


Pedras: coloque uma pedra turmalina negra próxima do computador ou na entrada da sua casa para afastar a energia negativa.

Plantas: as plantas atraem a energia Chi, denominada energia vital segundo o Feng Shui. Por conta disso, são verdadeiras protetoras do lar. Como a porta de entrada é a recepção da energia que entra na sua casa, manter uma pimenteira ou vaso de sete ervas nesse local age contra o azar. O trevo de quatro folhas também é um símbolo de boa sorte.

Baguá + espelho: afaste energias negativas colocando um baguá (símbolo do Feng Shui) com um espelho acima da porta de entrada da sua casa.

Sal grosso: o sal grosso atrás da porta de entrada ou da porta do quarto também bloqueia as energias negativas. Coloque em um copo ou pote e deixe por sete dias. Depois, descarregue em água corrente. 

  

Dicas

- Não deixe expostas facas e nem objetos pontiagudos em casa;

- Nesse dia 13, mude 13 objetos de lugar. Segundo o Feng Shui, assim a energia se movimenta, trazendo vida ao ambiente e ajudando o morador a enxergar novas oportunidades.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado