Notícias

Praticar skate faz bem à saúde de qualquer pessoa


skate-meninas-2101.jpg
Foto: Divulgação
Embora esteja mais relacionado às crianças, andar de skate traz benefícios para a saúde de qualquer pessoa, independente da idade, por se tratar de uma atividade aeróbica. 
 
Além do prazer da superação, o skate proporciona benefícios estéticos, ajudando a tonificar alguns músculos do corpo como panturrilha, quadríceps, tendão, abdômen e trapézio, entre outros. 
 
O skate ajuda a melhorar o condicionamento físico, a coordenação motora, o equilíbrio e a concentração. Quando realizada com orientação profissional e equipamentos adequados, a atividade garante efeitos positivos em termos de conhecimento corporal e saúde para qualquer pessoa, principalmente as crianças.
 
O esporte fortalece também as articulações, os ligamentos e ainda aumenta os batimentos cardíacos. Para melhor desempenho, o skatista deve suprir as necessidades do corpo com nutrientes fundamentais, aumentando o sistema imunológico, os níveis de energia, a massa muscular e a concentração, além de reduzir as gorduras. 
 
Os benefícios do skate
 
- fortalecimento das articulações e a estabilidade dos ligamentos em torno dos joelhos e tornozelos; 
- a atividade aumenta os batimentos cardíacos; 
- desenvolve uma melhor consciência corporal, flexibilidade, tônus muscular, concentração, segurança e equilíbrio; 
 
Riscos em andar de skate 
 
As fraturas, os cortes e ferimentos são comuns em praticantes de skate. Em especial nas pernas, braços, joelhos e cotovelos. Torções no punho também são bem comuns. 
Por conta disso, não se pode deixar de usar equipamentos de segurança nas regiões dos joelhos, cotovelos, punhos e cabeça. Além disso, realizar um trabalho de musculação para evitar riscos nas estabilidades articulares (joelhos e tornozelos).
 
Músculos trabalhados durante a prática de skate:
 
- panturrilhas
- quadríceps
- tendão
- abdômen
- trapézio
- dorsal
 
Dicas: 
- o skate é composto por rodinhas, rolamentos e prancha. Cada skatista costuma montar o seu skate utilizando o material que achar mais adequado. Na dúvida, busque a opinião de especialistas; 
- o tênis utilizado para a prática da atividade deve ser apropriado para andar de skate, com solado anti-deslizante. 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado