Notícias

Confira dicas de como decorar salas pequenas


sofa0512.jpg
Foto: Divulgação
 
O sonho da casa própria faz parte da vida de muitos brasileiros. No entanto, é cada vez mais comum encontrarmos imóveis com cômodos pequenos. Neste caso, o jeito é adequar-se ao espaço, transformando-o em aconchegante. 
 
A sala de estar é o principal espaço da casa, pois é ela que dá as boas vindas para quem vem à nossa casa. Por isso, o cômodo merece cuidados especiais. Porém, quando ele é pequeno demais, nos sentimos limitados quando à decoração. 
 
A boa notícia é que há alternativas que ajudam a ampliar a sala de forma que fique harmônica e atrativa como ela merece. Por outro lado, devemos nos atentar-se para a escolha da mobília, os objetos e a palheta de cores, evitando o efeito contrário. Confira nossas dicas! 
 
Ampliando o seu espaço 
 
 
Espelhos
 
- o espelho dá amplitude aos espaços. A dica dos especialistas é nunca posicioná-los em contato direto com os moradores, pois o contato visual atrapalha a concentração;
 
- outro alerta é evitar que os espelhos fiquem próximos a outros materiais reflexíveis como, por exemplo, o vidro. Neste caso, como os graus de reflexão são distintos, há o risco de criar-se uma competição visual entre os dois elementos.
 
Tonalidade das paredes
 
- atente-se para a escolha das cores. Em ambientes pequenos, evite o uso de muitas estampas e tonalidades diferentes. O apropriado é apostar nas cores claras e neutras, como o nude, porque ampliam qualquer ambiente; 
 
- evite a monotonia apostando em diferentes texturas na tonalidade escolhida como, por exemplo, papel de parede, tecidos e elementos de decoração.
 
Tapetes
 
- a superfície do piso precisa de continuidade se você deseja aumentar o espaço da sua sala. Por isso, o chão deve ser padronizado e se faz desnecessário a utilização de tapetes.  
 
Prateleiras  
 
- as prateleiras são uma ótima opção para espaços pequenos. Porém, profissionais explicam que neste caso o apropriado é o uso de “miniprateleiras” por conterem profundidade reduzida. Isso também facilitar a vida de quem tem ainda quadros, porta-retratos e outros objetos decorativos. 
 
Móveis
 
 
- preencher espaços pequenos de forma que fique harmônico não é fácil. Para criar um ambiente agradável e funcional, faça uso de móveis inteligentes, como os embutidos, por exemplo; 
 
- aposte em armários que se assemelha aos painéis, pois estes têm pouca profundidade. 
 
- os multifuncionais também costumam ser de grande ajuda. De acordo com especialistas, a mesa de jantar extensível e os pufes utilizados como mesa de centro se encaixam nessa alternativa. Assim, a mesa de jantar permanece em seu tamanho menor durante o uso diário, evitando prejudicar a circulação pela sala. E sempre que necessário, é ampliada para acomodar os convidados. Já no caso do pufe, durante o dia ele é utilizado como mesa de centro. Porém, ao receber a visita de amigos, o mesmo assume a função de assento.
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado