Notícias

Roberto Gómez Bolanos, criador do Chaves, morre aos 85 anos


bolanos-morre-2811.jpg
Divulgação

O ator Roberto Gómez Bolaños morreu nesta sexta-feira (28), aos 85 anos, em sua casa na cidade de Cancún, no México, de acordo com informações da rede mexicana Televisa.

Intérprete de Chaves, ele estava com problemas respiratórios, dificuldades para se locomover e se mexer. Por isso, ele havia se isolado com a família em Cancún em busca de ar puro.

Na internet, famosos lamentaram a morte do ator. Um dos primeiros a comentar foi Edgar Vivar, o Senhor Barriga: "Roberto não se vai, permanece no meu coração e no de todos que te assistiram felizes por tantos anos. Adeus, Chaves. Até sempre".

História

Roberto Gómez Bolaños nasceu no dia 21 de fevereiro de 1929 na Cidade do México e foi um escritor, comediante e ator mexicano, conhecido no mundo inteiro principalmente pela série "Chaves".

Começou sua carreira como escritor de rádio e TV durante a década de 50 e também fez vários roteiros de cinema. Começou a trabalhar como ator em 1960, no filme "Dos Criados Malcriados".

Bolaños era conhecido no México como Chespirito, uma forma diminutiva e castelhana de Shakespeare (Chekspir). O apelido foi dado pelo cineasta Agustín P. Delgado, que o considerava um pequeno William Shakespeare, pela forma de escrever.

Os fenômenos "Chaves" e "Chapolin" começaram dentro do programa "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada", criado em 1968. Chespirito atuava ao lado de Ramón Valdés, Rubén Aguirre e María Antonieta de las Nieves, que mais tarde se tornariam mundialmente conhecidos como Seu Madruga, Professor Girafales e Chiquinha.

A história do herói atrapalhado surgiu em 1970. E no ano seguinte, foi criado o "Chaves". As duas esquetes funcionaram muito bem dentro do programa e acabaram se tornando séries independentes em 1973, com 30 minutos de duração.

As tramas simples e engraçadas de Bolaños foram ganhando o mundo e tornaram famosos atores como Carlos Villagrán, Ramón Valdés, Florinda Meza, Rubén Aguirre, Édgar Vivar, Angelines Fernandez e e María Antonieta de las Nieves.

"Chaves e "Chapolin" permaneceram inéditos até 1992 na Televisa e é reprisada até hoje em vários países, entre eles o Brasil, pelo SBT.

Em 2006, foi lançado o "Chaves em Desenho Animado", também exibido por aqui a partir de 2007. As marcas criadas por Bolaños seguem fazendo muito sucesso através de licenciamentos.

Em 2012, foi criado o evento "América Celebra Chespirito", em comemoração aos quarenta anos de carreira do ator.

Várias nações participaram da festa, entre elas México, Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Equador, Estados Unidos e Peru.

Roberto Gómez Bolaños teve 6 filhos e sua última esposa foi Florinda Meza, a Dona Florinda de "Chaves".

[galeria]

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado