Notícias

Metade dos lares africanos terão TV digital até 2020


5c7e0401b95ef5a807fa521dc7e77286.jpg
Foto/ilustração

A penetração da televisão digital logo será superior a 50% dos domicílios com TV na África Subsaariana, graças à transição da transmissão analógica para digital em todo o continente.

Em 2020, mais de dois terços das casas com TV na região terá acesso aos sinais da televisão digital terrestre, de acordo com um relatório da TV Digital Research. Além disso, cerca de 28% dos lares com televisão terão acesso a TV por satélite, independentemente se for de assinatura ou aberta.

Em 8 anos, ou seja, até 2020, a previsão é que a África Subsaariana tenha um total de 68 milhões de lares com televisão - um aumento de 20 milhões em comparação com o ano passado - chegando a uma taxa de penetração de 38,4%. Por ora, cerca de 100 milhões de lares ainda não vão ter TV.

Segundo Simon Murray, analista da TV Digital Research, os dados revelam o potencial de longo prazo para aquela região, com espaço de sobra para o crescimento almejado para além do período de previsão.

"Os dados revelam o potencial de longo prazo para a região, com muito espaço para crescimento esperado para além do período de previsão. A construção de redes de banda larga de próxima geração permitirá que a TV por satélite e a TV digital terrestre não sejam as únicas áreas de crescimento", falou.

Tirando a África do Sul, o número de lares com TV por satélite vai mais do que dobrar até 2020, podendo atingir 8,17 milhões de casas. Atualmente, a televisão por assinatura chegou a pouco mais de 11 milhões de assinantes no final do passado. Deste, 8,5 milhões recebendo os chamados pacotes “premiuns” (os mais caros).

A base de assinantes na Nigéria também vai crescer e triplicar de 2,12 milhões em 2013 para 6,15 milhões em 2020, diz a TV Digital Research.

Em oito anos, as receitas com TV por assinatura na região estão previstas para chegar a US$ 5,35 bilhões - um aumento de 69% em relação ao US$ 3,17 bilhões registrados em 2013.

Com informações do site "Tela Viva".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado