Reportar erro
Notícias

Globo reconhece que apoio editorial ao golpe militar de 64 foi um erro

"Jornal Nacional" dedicou espaço para falar sobre o caso

fb47dd2dbb509b7de560dd70cddc8faa.jpg
Divulgação/TV Globo
Redação NT

Publicado em 03/09/2013 às 15:26:36

Depois do jornal “O Globo” ter publicado um editorial onde reconhece que errou ao apoiar o golpe militar de 1964, sob o argumento de que, segundo os próprios militares, a intervenção seria breve e “cirúrgica”, foi a vez da TV Globo se pronunciar sobre o caso.

Na noite desta segunda (02), o “Jornal Nacional” dedicou quase 3 minutos de seu tempo para falar a respeito do anúncio das Organizações Globo de que o apoio à chegada dos militares ao poder foi um erro.

O reconhecimento veio no lançamento do site "Memória O Globo", repercutido pelo telejornal.

Willian Bonner leu parte do editorial e destacou que não há motivo para não reconhecer este equívoco.

"Já há muitos anos, em discussões internas, as Organizações Globo reconhecem que, à luz da história, esse apoio foi um erro", diz trecho da nota.


O jornalista também ressaltou que, além de “O Globo”, outros veículos importantes também apoiaram o golpe, como os jornais “Folha de S.Paulo”, “O Estado de S. Paulo” e “Jornal do Brasil”.

O editoral fez o "JN" elevar sua audiência e fechar com 30 pontos de média, contra 9 da Record e do SBT.

Assista: