Notícias

SBT é condenado por plágio no novo "Aqui Agora", exibido em 2008


img20120411123758.jpg
Divulgação

De acordo com informações da coluna Outro Canal, do jornal "Folha de S.Paulo", o SBT foi condenado a indenizar o dono da All TV, Alberto Luchetti, em quase R$ 3 milhões.

Luchetti venceu em primeira instância a ação que moveu contra a emissora em 2008, quando acusou a rede de plagiar um projeto que ele apresentou a Silvio Santos em 2005, época em que o SBT cogitou contratá-lo como diretor de jornalismo.

Segundo Alberto Luchetti, seu projeto foi usado na nova versão do "Aqui Agora", quando era uma espécie de telejornal com direito a plateia. Ele diz que apresentou à Justiça uma série de e-mails e documentos que comprovam a entrega do projeto ao canal e laudos periciais que confirmam que realmente se trata do mesmo formato que foi ao ar na emissora.

No processo, Luchetti pede indenização por danos morais e materiais, o equivalente a 5% do faturamento líquido do jornalismo do SBT durante 24 meses. "Não é só pelo dinheiro. Está na hora de as pessoas pagarem corretamente pelas ideias dos outros. É uma questão de moralização", diz ele.

A decisão ainda cabe recurso. Procurado, o SBT disse que irá recorrer.