Notícias

SBT surpreende e reestreia Dona Beija


Por Redação NT

Publicado em 07/04/2009 às 02:13,
atualizado em 23/12/2022 às 10:12


Divulgação

 

Na noite desta segunda-feira, 6 de abril, o SBT surpreendeu mais uma vez seus telespectadores. Inicialmente, como já havia sido anunciado, às 21h45 entrava no ar a conturbada novela Revelação, de Iris Abravannel. Dessa vez a trama não esperou acabar Caminho das Indias, da Globo. Revelação teve um capítulo de apenas 40 minutos, com um único intervalo comercial.


Logo depois da trama de Iris, foi exibida a anunciada Arma Secreta, que já há algumas semanas era divulgada pela emissora. As chamadas mantinham o suspense em relação a qual folhetim da extinta Rede Manchete seria reprisado. Apesar da emissora nada confirmar, as informações dos bastidores já davam como certa a reprise da novela Ana Raio e Zé Trovão, trama exibida em 1990, escrita por Marcos Caruso e Rita Buzzar.


A surpresa da noite para o telespectador foi se deparar com a reprise da novela Dona Beija, de 1986, escrita por Wilson Aguiar Filho e dirigida por Herval Rossano. A trama protagonizada por Maitê Proença, era tida como carta fora do baralho para uma possível reapresentação. Até então, o motivo para uma não reexibição seria a baixa qualidade da fitas. O SBT iria fazer um remake de Dona Beija em 2010.


Antes de colocar Dona Beija no ar, o SBT exibiu um comunicado solicitando que todos as pessoas que tivessem qualquer tipo de envolvimento com a trama, procurassem a emissora para receberem seus direitos pela reapresentação. O mesmo comunicado foi colocado na página inicial do site do canal.

 

A novela

 

Dona Beija  (Maitê Proença) conta a história de Ana Jacinta de São José. Ana é vítima do desejo de Mota, o ouvidor do Rei em visita a Araxá. Apaixonada por Antônio Sampaio, Beija sofre. Para vingar-se do seu algoz, quando ele está fora de casa, Beija serve aos homens que a desejam em troca de jóias e ouro. Já Antônio (Gracindo Júnior) fica desiludido e casa-se com Aninha.


Após ser recusada por Antônio, Beija funda um bordel e se transforma em um mito como cortesã, escandalizando todas as famílias conservadoras de Araxá. Seu intuito maior era ferir Marco Antônio. A chácara prospera, Beija se torna poderosa, envolve-se com João Carneiro, mas não consegue se desligar de Antônio, o homem de sua vida. Até que uma tragédia acontece.

 

Audiência

 

Exibida das 22h25 às 23h15, a estreia de Dona Beija registrou apenas 4 pontos de média, com pico de 5 e share de 6,1%. No horário, Band estava com 3; Record com 15; e Globo com 31 pontos.

 

Apesar da baixa audiência, a novela elevou os índices do SBT em 2 pontos. Revelação, sua antecessora, marcou apenas 2 pontos na noite de ontem.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado