Notícias

Montador de Cidade de Deus diz que filme indicado ao Oscar homenageia longa brasileiro


Em entrevista ao programa "BandNews A Caminho do Bar", o montador Daniel Rezende - indicado ao Oscar em 2004 pelo filme "Cidade de Deus" - afirma que o diretor inglês Danny Boyle homenageia o filme dirigido por Fernando Meirelles em "Quem Quer Ser Um Milionário?". Alguns críticos apontam semelhanças estéticas entre os dois filmes, como a já antológica cena em que aparece uma galinha, as cores fortes e a câmera frenética.


"Como a galinha virou um símbolo de "Cidade de Deus", ao colocá-la em "Quem Quer Ser um Milionário?", Danny Boyle homenageia o longa brasileiro", contou o montador à jornalista Tatiana Vasconcellos. O cineasta e empresário André Sturm, que também participou do programa, concorda com Daniel e afirma que o filme brasileiro virou uma referência do cinema mundial. "Você vai a qualquer loja que vende DVD em Paris, tem lá 200 filmes e Cidade de Deus em destaque. É impressionante!"


Em entrevista recente ao jornal "O Globo", o cineasta inglês afirmou já ter assistido a "Cidade de Deus" quatro vezes antes de começar a filmar a produção favorita ao Oscar deste ano. Daniel Rezende acredita que as semelhanças são normais. "O cinema é assim: as pessoas assistem a filmes, gostam deles e aprimoram algumas coisas quando fazem o seu próprio filme".


Por ter sido indicado ao Oscar, Daniel foi convidado pela Academia de Cinema e se tornou um membro dela, o que o torna apto a votar nas indicações aos melhores filmes do ano. O montador brasileiro afirma ter votado no filme de Danny Boyle nas duas principais categorias: melhor filme e diretor. Em 2004, quando Daniel concorreu ao prêmio na categoria edição, o vencedor foi "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei".


O programa "BandNews A Caminho do Bar" vai ao ar toda quinta-feira direto de um bar da capital paulista, das 19h às 21h, na BandNews FM (96,9 MHz). O convidado da próxima semana é o prefeito Gilberto Kassab, que será entrevistado ao vivo no bar Salve Jorge, no centro de São Paulo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado