Lista NT

Os dez melhores filmes de língua não inglesa segundo a BBC





A Doce Vida
Fotos: Divulgação

Publicado em 24/11/2018 às 08:00:15 ,
atualizado em 24/11/2018 às 14:04:35

Por: Taty Bruzzi

A BBC de Londres divulgou uma lista com os 100 melhores filmes da história de língua não inglesa. Para chegar a esse resultado, o ranking foi elaborado a partir de consulta com 209 críticos de cinema.

Destes, 45% eram mulheres de 43 países. O resultado final inclui títulos consagrados do cinema. Produções de 24 países, dirigidos por 67 cineastas, em 19 idiomas distintos. Listamos 10 nomes citados, inclusive “Cidade de Deus”. A produção dirigida por Fernando Meireles foi a escolhida para representar o Brasil. Confira!

A Doce Vida (1960): Marcello Rubini (Marcello Mastroianni) é um jornalista que escreve fofocas para tabloides sensacionalistas. Escalado para cobrir a chegada de uma famosa atriz de Hollywood à Itália, o repórter vai ao encontro da celebridade no aeroporto e se encanta pela sua beleza. A partir daí, Marcello se vê em aventuras inusitadas pelos pontos turísticos da cidade de Roma como a Praça de São Pedro e a Fonte de Trevi, onde Sylvia Rank (Anita Ekberg) decide se banhar, protagonizando uma das cenas mais icônicas do cinema italiano.

Idioma: Italiano
Diretor: Federico Fellini
Estrelando: Marcello Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée

Asas do Desejo (1987): na Berlim pós-guerra, Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander) são dois anjos que perambulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, possuem a capacidade de ler os pensamentos e, assim, buscam confortar a solidão e combater a depressão das almas que encontram pelo caminho. Tudo complica quando um dos anjos se apaixona por uma trapezista (SolveigDommartin) e decide abrir mão da sua imortalidade a fim de se tornar humano e, assim, experimentar as dores e alegrias de cada dia.

Idioma: Alemão
Diretor: Wim Wenders
Estrelando: Bruno Ganz, Solveig Dommartin, Otto Sander

A Viagem de Chihiro (2001): Aos 10 anos, Chihiro acha que todo o universo deve atender aos seus caprichos. De mudança para outra cidade, ela e seus pais se perdem no meio da viagem, descobrem um lugar inabitável e decidem explorá-lo. Começa ali a jornada de Chiiro por um mundo povoado por seres fantásticos e no qual humanos não são bem-vindos.

Idioma: Japonês
Diretor: Hayao Miyazaki, Kirk Wise
Estrelando: RumiHiiragi, Daveigh Chase, Suzanne Pleshette, MiyuIrino

Cenas de um Casamento (1973): casados há 10 anos e pais de duas filhas, Johan (Erland Josephson) e Marianne (Liv Ullmann) aparentam ter sucesso tanto na vida profissional quanto no casamento. Um dia, quando Marianne descobre que está grávida e Johan não demonstra entusiasmo com a notícia. Uma noite, durante o jantar, os dois percebem que estão distantes um do outro e decidem conversar a respeito. Para surpresa de Marianne, Johan revela estar apaixonado por uma mulher mais jovem e disposto a começar uma vida ao lado da sua nova paixão.

Idioma: Sueco
Diretor: Ingmar Bergman
Estrelando: Liv Ullmann, Erland Josephson

Cidade de Deus (2002): morador da Cidade de Deus, uma das comunidades mais violentas do Rio de Janeiro, Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem negro e pobre. Sensível, seu maior medo é tornar-se um bandido. Por obra do destino, seu talento para a fotografia permite com que ele siga carreira na profissão e é através de seu olhar por trás da câmera que o rapaz faz uma análise do dia a dia da favela onde vive, lugar no qual a violência parece não ter fim.

Idioma: Português
Diretores: Fernando Meirelles, Kátia Lund
Estrelando: Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Matheus Nachtergaele

Cinzas e Diamantes (1958): durante a Segunda Guerra Mundial, Maciek (Zbigniew Cybulski), um jovem rebelde ligado à frente nacionalista, recebe como missão assassinar um líder comunista chamado Szczuka (WaclawZastrzezynski). Abalado com a transformação repentina de aliados em inimigos, o rapaz decide aproveitar a vida por uma noite. Ele conhece a garçonete Krystyna (EwaKrzyzewska), por quem se apaixona, e cogita a possibilidade de desistir da luta em troca deste amor.

Idioma: Polonês
Diretor: Andrzej Wajda
Estrelando: Zbigniew Cybulski, EwaKrzyzewska, WaclawZastrzezynski

O Espelho (1974): aos 40 anos, Alexei (IgnatDaniltsev) está prestes a morrer e começa a relembrar o passado. Ele lembra do quanto sua mãe sofreu depois de ser abandonada com um filho pequeno pelo marido, dos horrores da guerra e da sua infância. Momentos pessoais, mas que contam a história de toda a nação russa.

Idioma: Russo
Diretor: Andrey Tarkovskiy
Estrelando: Margarita Terekhova, FilippYankovskiy, IgnatDaniltsev

O Fabuloso Destino de AméliePoulain (2001): Amélie (Audrey Tautou) deixa o subúrbio e se muda sozinha para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Um dia, ela encontra uma caixa escondida no banheiro da sua nova casa que pertence ao antigo morador e decide procurá-lo.Assim, ela conhece Dominique (Maurice Bénichou), que fica muito emocionado ao conseguir o objeto de volta. A reação do rapaz faz com que a inocente moça adquira uma nova visão do mundo. Ela passa a ajudar as pessoas a sua volta, dando um novo sentido para sua existência, mas ainda sente falta de um grande amor.

Idioma: Francês
Diretor: Jean-Pierre Jeunet
Estrelando: Audrey Tautou, MathieuKassovitz, Rufus

O Labirinto do Fauno (2006): em 1944, terminava oficialmente a Guerra Civil na Espanha. Entretanto, um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas, ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), uma menina de 10 anos, se muda para a região com a mãe, Carmen (Ariadna Gil). As duas estão à espera do seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, durante seus passeios pelo jardim da mansão em que mora, a garota descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.

Idioma: Espanhol
Diretor: Guillermo del Toro
Estrelando: Ivana Baquero, Ariadna Gil, Sergi López

O Tigre e o Dragão (2000): conta a história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio a Dinastia Ching. Enquanto uma delas tenta se livrar do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que para isso ela seja obrigada a trocar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão, a outra em sua cruzada de honra e justiça descobre as consequências do amor tardio. Seus destinos as conduzirão a uma violenta e surpreendente jornada, sendo forçadas a fazerem uma escolha que pode mudar suas vidas para sempre.

Idioma: Chinês
Diretor: Ang Lee
Estrelando: Yun-Fat Chow, Michelle Yeoh, Ziyi Zhang



publicidade

LEIA TAMBÉM

publicidade

COMENTÁRIOS

Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos, de propaganda e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!