Lista NT

Os dez melhores filmes de língua não inglesa segundo a BBC

Os dez melhores filmes de língua não inglesa segundo a BBC
Fotos: Divulgação

Publicado em 24/11/2018 às 08:00:15

Por: Taty Bruzzi

A BBC de Londres divulgou uma lista com os 100 melhores filmes da história de língua não inglesa. Para chegar a esse resultado, o ranking foi elaborado a partir de consulta com 209 críticos de cinema.

Destes, 45% eram mulheres de 43 países. O resultado final inclui títulos consagrados do cinema. Produções de 24 países, dirigidos por 67 cineastas, em 19 idiomas distintos. Listamos 10 nomes citados, inclusive “Cidade de Deus”. A produção dirigida por Fernando Meireles foi a escolhida para representar o Brasil. Confira!

A Doce Vida (1960): Marcello Rubini (Marcello Mastroianni) é um jornalista que escreve fofocas para tabloides sensacionalistas. Escalado para cobrir a chegada de uma famosa atriz de Hollywood à Itália, o repórter vai ao encontro da celebridade no aeroporto e se encanta pela sua beleza. A partir daí, Marcello se vê em aventuras inusitadas pelos pontos turísticos da cidade de Roma como a Praça de São Pedro e a Fonte de Trevi, onde Sylvia Rank (Anita Ekberg) decide se banhar, protagonizando uma das cenas mais icônicas do cinema italiano.

Idioma: Italiano
Diretor: Federico Fellini
Estrelando: Marcello Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée

Asas do Desejo (1987): na Berlim pós-guerra, Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander) são dois anjos que perambulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, possuem a capacidade de ler os pensamentos e, assim, buscam confortar a solidão e combater a depressão das almas que encontram pelo caminho. Tudo complica quando um dos anjos se apaixona por uma trapezista (SolveigDommartin) e decide abrir mão da sua imortalidade a fim de se tornar humano e, assim, experimentar as dores e alegrias de cada dia.

Idioma: Alemão
Diretor: Wim Wenders
Estrelando: Bruno Ganz, Solveig Dommartin, Otto Sander

A Viagem de Chihiro (2001): Aos 10 anos, Chihiro acha que todo o universo deve atender aos seus caprichos. De mudança para outra cidade, ela e seus pais se perdem no meio da viagem, descobrem um lugar inabitável e decidem explorá-lo. Começa ali a jornada de Chiiro por um mundo povoado por seres fantásticos e no qual humanos não são bem-vindos.

Idioma: Japonês
Diretor: Hayao Miyazaki, Kirk Wise
Estrelando: RumiHiiragi, Daveigh Chase, Suzanne Pleshette, MiyuIrino

Cenas de um Casamento (1973): casados há 10 anos e pais de duas filhas, Johan (Erland Josephson) e Marianne (Liv Ullmann) aparentam ter sucesso tanto na vida profissional quanto no casamento. Um dia, quando Marianne descobre que está grávida e Johan não demonstra entusiasmo com a notícia. Uma noite, durante o jantar, os dois percebem que estão distantes um do outro e decidem conversar a respeito. Para surpresa de Marianne, Johan revela estar apaixonado por uma mulher mais jovem e disposto a começar uma vida ao lado da sua nova paixão.

Idioma: Sueco
Diretor: Ingmar Bergman
Estrelando: Liv Ullmann, Erland Josephson

Cidade de Deus (2002): morador da Cidade de Deus, uma das comunidades mais violentas do Rio de Janeiro, Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem negro e pobre. Sensível, seu maior medo é tornar-se um bandido. Por obra do destino, seu talento para a fotografia permite com que ele siga carreira na profissão e é através de seu olhar por trás da câmera que o rapaz faz uma análise do dia a dia da favela onde vive, lugar no qual a violência parece não ter fim.

Idioma: Português
Diretores: Fernando Meirelles, Kátia Lund
Estrelando: Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Matheus Nachtergaele

Cinzas e Diamantes (1958): durante a Segunda Guerra Mundial, Maciek (Zbigniew Cybulski), um jovem rebelde ligado à frente nacionalista, recebe como missão assassinar um líder comunista chamado Szczuka (WaclawZastrzezynski). Abalado com a transformação repentina de aliados em inimigos, o rapaz decide aproveitar a vida por uma noite. Ele conhece a garçonete Krystyna (EwaKrzyzewska), por quem se apaixona, e cogita a possibilidade de desistir da luta em troca deste amor.

Idioma: Polonês
Diretor: Andrzej Wajda
Estrelando: Zbigniew Cybulski, EwaKrzyzewska, WaclawZastrzezynski

O Espelho (1974): aos 40 anos, Alexei (IgnatDaniltsev) está prestes a morrer e começa a relembrar o passado. Ele lembra do quanto sua mãe sofreu depois de ser abandonada com um filho pequeno pelo marido, dos horrores da guerra e da sua infância. Momentos pessoais, mas que contam a história de toda a nação russa.

Idioma: Russo
Diretor: Andrey Tarkovskiy
Estrelando: Margarita Terekhova, FilippYankovskiy, IgnatDaniltsev

O Fabuloso Destino de AméliePoulain (2001): Amélie (Audrey Tautou) deixa o subúrbio e se muda sozinha para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Um dia, ela encontra uma caixa escondida no banheiro da sua nova casa que pertence ao antigo morador e decide procurá-lo.Assim, ela conhece Dominique (Maurice Bénichou), que fica muito emocionado ao conseguir o objeto de volta. A reação do rapaz faz com que a inocente moça adquira uma nova visão do mundo. Ela passa a ajudar as pessoas a sua volta, dando um novo sentido para sua existência, mas ainda sente falta de um grande amor.

Idioma: Francês
Diretor: Jean-Pierre Jeunet
Estrelando: Audrey Tautou, MathieuKassovitz, Rufus

O Labirinto do Fauno (2006): em 1944, terminava oficialmente a Guerra Civil na Espanha. Entretanto, um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas, ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), uma menina de 10 anos, se muda para a região com a mãe, Carmen (Ariadna Gil). As duas estão à espera do seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, durante seus passeios pelo jardim da mansão em que mora, a garota descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.

Idioma: Espanhol
Diretor: Guillermo del Toro
Estrelando: Ivana Baquero, Ariadna Gil, Sergi López

O Tigre e o Dragão (2000): conta a história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio a Dinastia Ching. Enquanto uma delas tenta se livrar do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que para isso ela seja obrigada a trocar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão, a outra em sua cruzada de honra e justiça descobre as consequências do amor tardio. Seus destinos as conduzirão a uma violenta e surpreendente jornada, sendo forçadas a fazerem uma escolha que pode mudar suas vidas para sempre.

Idioma: Chinês
Diretor: Ang Lee
Estrelando: Yun-Fat Chow, Michelle Yeoh, Ziyi Zhang


Siga o NaTelinha nas redes sociais

Reportar erro

COMENTÁRIOS

Para comentar na página você deve estar logado com seu perfil no Facebook. Este espaço visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos, de propaganda e que firam a ética e a moral podem ser deletados. Participe!