Regimes

Onda, vingança e vida: cinco filmes que sintetizam o fascismo e nazismo

Filmes são exemplos para entender regimes que exterminaram milhões de pessoas


Cena do filme "A Onda"
"A Onda" exemplifica exatamente o fascismo - Divulgação

As eleições presidenciais estão em pleno vapor, e a discussão sobre o fascismo e nazismo, regimes caracterizados por postura autoritária e que torturou, perseguiu e matou milhões de pessoas no mundo na nossa história, é um dos principais assuntos em pauta.

Estabelecido pelo ditador Benito Mussolini na Itália nos anos 1920, pouco tempo depois da Primeira Guerra Mundial, o fascismo causava pavor em toda a Europa juntamente com o nazismo, ideologia criada por Adolf Hitler na década seguinte.

Para explicar o fascismo, o NaTelinha lista cinco filmes que sintetizam bem o assunto, para não deixar dúvidas de como ele age e como é colocado em prática.

Confira:

A Onda (2008)

Onda, vingança e vida:  cinco filmes que sintetizam o fascismo e nazismo

Um dos filmes mais emblemáticos sobre o assunto é "A Onda", onde um professor de história é obrigado a lecionar sobre autocracia no colégio. Contrariado, decide fazer uma experiência com os alunos.

Mas, ao invés de ministrar aulas chatas sobre história, decide recriar um período com ideias nefastas, onde o individualismo é eliminado e o senso democrático é reprimido em detrimento da "força pela união".

Ele Está de Volta (2015)

Onda, vingança e vida:  cinco filmes que sintetizam o fascismo e nazismo

Hitler acordou no século XXI e por incrível que pareça, é bem recebido. Todo mundo pensa que ele é um comediante ou um ator.

Ninguém acredita se tratar de Adolf Hitler e ele se torna rapidamente uma celebridade. Se aproveitando disso, aproveita para voltar ao política para seguir seus planos.

V de Vingança (2005)

Onda, vingança e vida:  cinco filmes que sintetizam o fascismo e nazismo

Em um mundo repleto de guerras, a Inglaterra adota um governo fascista com a promessa de proteger o país e sua população. E passa a eliminar inimigos políticos e minorias, mantendo uma política de vigilância constante de seus cidadãos, através da propaganda e manipulação dos meios de comunicação.

Eis que surge V, um homem violento, inteligente e habilidoso, com uma máscara de Guy Fawkes, personagem histórico que em 5 de novembro de 1605 tentou explodir o parlamento britânico.

Bastardos Inglórios (2009)

Onda, vingança e vida:  cinco filmes que sintetizam o fascismo e nazismo

Estrelado por Brad Pitt e dirigido por Quentin Tarantino, o filme conta a história de dois planos para assassinar os líderes políticos da Alemanha nazista.

Um deles é planejado por uma jovem francesa dona de cinema, e outro por um grupo de soldados judeus aliados, liderados pelo tenente Aldo Raine.

A Vida é Bela (1997)

Onda, vingança e vida:  cinco filmes que sintetizam o fascismo e nazismo

Filme italiano de Roberto Benigni e premiado em todo o mundo, "A Vida é Bela" conta a história de Guido, que é capturado e mandado para um campo de concentração em Berlim, juntamente com o seu filho, Giosué.

Usando sua inteligência e bom humor, faz com que o filho acredite que ambos estão participantes de um filme e devem sair campeões.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado