Velório e enterro de Ziraldo acontecerão no Rio de Janeiro
Cartunista veio a óbito em casa, aos 91 anos
Publicado em 06/04/2024 às 18:25,
atualizado em 06/04/2024 às 18:42
Morto neste sábado (6), Ziraldo será velado na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio de Janeiro, na manhã de domingo (7). O enterro será no mesmo dia no Cemitério São João Batista, às 16h30.
O criador do clássico infanto-juvenil O Menino Maluquinho estava com 91 anos e veio a óbito em seu apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul da capital. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. De acordo com a família de Ziraldo, que também era escritor, chargista, caricaturista e jornalista, ele morreu enquanto dormia, por volta das 15h.
+ Morre Ziraldo, criador de O Menino Maluquinho
+ Famosos e personalidades lamentam a morte de Ziraldo
Nos últimos anos, o desenhista se afastou da vida pública em razão da saúde frágil. Logo após completar 85 anos, o escritor sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e ficou com os movimentos bem comprometidos.
Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. Apesar de ter iniciado a carreira em 1950, ele teve o seu primeiro desenho publicado em 1939, aos seis anos, no jornal Folha de Minas. O chargista passou ainda pelos veículos Era uma Vez..., O Pasquim, A Cigarra, O Cruzeiro e Jornal do Brasil. Pai de três, era formado em Direito.
Além de O Menino Maluquinho, um dos maiores clássicos da literatura infanto-juvenil brasileira, Ziraldo é o criador de A Turma do Pererê, Flicts, O Menino do Rio Doce, O Menino da Lua, O Joelho Juvenal, Menina das Estrelas, Lili no Mundo da Lua, Uma Professora Muito Maluquinha, entre outros.
O mineiro também foi um colecionador de títulos. Venceu o Prêmio Jabuti de Literatura em duas ocasiões, em 1982 e 1990.
Famosos e personalidades lamentam a morte de Ziraldo
No X/Twitter, vários famosos e personalidades lamentaram a morte de Ziraldo. "Uma boa prosa com o mestre Ziraldo na GloboNews. Que descanse em paz", comentou Chico Pinheiro ao publicar uma foto ao lado do cartunista.
"Quando se falar, se pensar em Ziraldo, deve-se registrar em letras garrafais: DEFENSOR da DEMOCRACIA! Perseguido, censurado e preso pelos militares durante a ditadura, Ziraldo foi voz resistente pela liberdade, com arte e humor. Maluquinho amado, muito obrigado!", se declarou o repórter André Gallindo, da Globo.
"O céu ganhou um brilhante contador de histórias. Fica pra gente a saudade e um legado maravilhoso. Obrigado por tudo, Ziraldo. Nosso eterno menino maluquinho", disse o apresentador Otaviano Costa. "Que tristeza. Nosso eterno menino maluquinho se foi. Criador de personagens icônicos, Ziraldo marcou tantas e tantas gerações com um enorme legado pra todos nós. Obrigada por tudo, Ziraldo", postou a atriz Flávia Alessandra.
"Quanta história, quanta luta, quantas crianças fez sonhar com o inesquecível Menino Maluquinho. Ziraldo, um grande brasileiro. Sua obra seguirá encantando muitas gerações. Tive muita sorte de ter convivido com ele e visto de perto não só seu talento, mas seu amor ao Brasil", lembrou ex-ministro, ex-governador e ex-deputado Ciro Gomes.
"Hoje o Brasil perdeu um pouco do seu humor. Ziraldo era um referência mundial como cartunista e um ser humano fora de série. Sua obra marcou gerações e seu Menino Maluquinho tem lugar especial entre os melhores momentos das nossas infâncias. Descanse em paz, mestre!", lamentou o deputado Guilherme Boulos.
- Augusto Nunes
- Sam Smith
- Sérgio Mamberti
- Alice Wegmann
- Vida Vlatt
- Aisha Jambo
- Chico Veiga
- Alexandre Pires
- Nana Gouvêa
- Cassiano Gabus Mendes
- Déo Garcez
- Raphael Montes
- Samantha Schmütz
- Marcos Caruso
- Marília Gabriela
- Fábio Lago
- Flávia Monteiro
- Jean Wyllys
- Terry Crews
- Gabriel Godoy
- Larissa Nunes
- Lady Di
- Ju Colombo
- Bruna Aiiso
- Ernani Alves
- Fábio Luciano
- Marianna Santos
- Chacrinha
- Bruno Cabrerizo
- Alisson Becker
- Vini Büttel
- Tainá Müller
- Melissa Nóbrega
- Luma de Oliveira
- Mingau
- Regiane Alves
- Preta Gil
- Tom Felton
- Nany People
- Claudio Heinrich