Astro chinês

Jackie Chan 70: Ator que passou fome, fugiu do comunismo e é poliglota

Ator tem dezenas de filmes de sucesso


Jackie antes e atualmente
Jackie Chan completa 70 anos neste fim de semana - Foto: Divulgação

Ator que ainda é figurinha carimbada na TV pela exibição dos seus filmes, Jackie Chan completa 70 anos de idade neste domingo (7). O astro da franquia A Hora do Rush tem origens humildes e ultrapassou a marca dos 200 longas, sempre dispensando o uso de dublês.

Jackie Chan surgiu para o mundo da sétima arte na década de 1970. Na época, ele era apenas um entre os muitos atores tentando preencher o vazio deixado pela morte prematura de Bruce Lee.

Ex de Lucas Buda está grávida? Camila Moura revela a verdade após passar mal em aeroporto

Justiça 2: Papel de Júlia Lemmertz foi o mais difícil da sua carreira: "Muitas camadas"

Em meados dos anos 1980, Chan entrou na fase mais celebrada da carreira com os filmes Detonando em Barcelona, Estrelas do Kung Fu e a franquia Police Story.

Confira sete curiosidades de Jackie Chan:

Ator passou fome e fugiu do comunismo

Jackie Chan 70: Ator que passou fome, fugiu do comunismo e é poliglota

Nascido em 1954, Jackie Chan teve uma infância difícil. Seus pais eram refugiados da Guerra Civil Chinesa e fugiram para Hong Kong britânica por medo de serem presos pelo governo comunista. A família acabou se mudando para Canberra, na Austrália, quando ele tinha somente 6 anos.

No ano seguinte, contudo, retornou à Hong Kong e ingressou na Academia de Teatro da China. "Foi muito árduo, mal tínhamos o que comer, roupas suficientes para nos manter aquecidos, o treinamento era extremamente cansativo", disse.

Filantropia

Multimilionário devido aos seus filmes, Jackie Chan também é conhecido por fazer seu dinheiro girar. Implementou várias iniciativas sociais e tem uma fundação desde 1988 que ajuda os jovens de Hong Kong através de bolsas de estudos e serviços médicos.

Em 2002, também fundou a Dragon's Heart Foundation, que ajuda crianças e idosos em partes remotos da China. Em 2004, foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da UNICEF numa visita ao Camboja. O astro doou ainda milhões de dólares para instituições de caridade para ajudar vítimas do terremoto no Haiti e China.

Poliglota

Além de falar o cantonês, sua língua materna, Jackie Chan fala outros idiomas como mandarim, inglês, japonês, castelhano, coreano e alemão.

Cantor de ópera

Jackie Chan 70: Ator que passou fome, fugiu do comunismo e é poliglota

O ator começou seu treinamento em ópera na China Drama Academy. Por lá, aprendeu acrobacias e artes marciais, mas treinou também música e voz. Alguns dos seus filmes mostra essa habilidade. Além disso, realizou concertos em Hong Kong e Taiwan.

Na carreira, lançou mais de 20 álbuns com músicas em cantonês, mandarim, japonês e inglês. Ele cantou no filme Mulan, da Disney e dublou o personagem General Li Shang cantando I'll Make a Man Out of You.

Os ossos de Jackie Chan

Por dispensar o uso de dublês, levou seu corpo ao limite. Ao longo de sua trajetória, quebrou quase todos os ossos do seu corpo.

Ele desenvolveu um estilo de luta que mescla artes parciais e um humor mais pastelão. Chan também é conhecido por incorporar objetos nas suas cenas como cadeiras, mesas e escadas.

Não gosta de A Hora do Rush

imagem-texto

Apesar dos filmes terem feito muito sucesso, a franquia A Hora do Rush não é exatamente a preferida do aniversariante desse fim de semana. Ele já afirmou não entender a comédia estadunidense e aceita sempre retomar o projeto por conta do sucesso de bilheteria. "Você apenas me dá o dinheiro e tudo bem", brincou ao IndieWire.

Cirurgia salvadora

Durante as filmagens de Armadura de Deus (1986), ele pulou com sucesso de uma parede para uma árvore, mas ficou insatisfeito com um chute. Fez de novo e errou. Resultado: caiu de 12 metros, fraturou o crânio e cravou um pedaço de osso no tecido cerebral. Uma cirurgia de emergência foi realizada com sucesso, o que salvou sua vida.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado