Luto

Morre Ziraldo, criador de O Menino Maluquinho

Desenhista e escritor veio a óbito enquanto dormia


Ziraldo
Ziraldo é o criador do clássico O Menino Maluquinho - Foto: Divulgação
Por João Paulo Dell Santo

Publicado em 06/04/2024 às 16:55,
atualizado em 06/04/2024 às 18:47

Morreu neste sábado (6), no Rio de Janeiro, o cartunista Ziraldo. O criador do clássico O Menino Maluquinho estava com 91 anos e veio a óbito em seu apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul da capital. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. 

De acordo com a família de Ziraldo, que também era escritor, chargista, caricaturista e jornalista, ele morreu enquanto dormia, por volta das 15h. O corpo será velado na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio de Janeiro, na manhã de domingo (7). O enterro será no mesmo dia no Cemitério São João Batista, às 16h30.

+ Viih Tube revela drama e tentativas frustradas para engravidar

+ Band vira parceira de evento especial com Oprah Winfrey no Brasil

Além de O Menino Maluquinho, um dos maiores clássicos da literatura infanto-juvenil brasileira, Ziraldo também é o criador de A Turma do Pererê, que além de livro virou uma série na extinta TVE Brasil (hoje TV Brasil), em 2002.  

Ziraldo marcou a infância de gerações

URGENTE! Morre Ziraldo, criador de O Menino Maluquinho

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. Apesar de o desenhista ter iniciado a carreira em 1950, ele teve o seu primeiro desenho publicado em 1939, aos seis anos, no jornal Folha de Minas.

O chargista passou ainda pelos veículos Era uma Vez..., O Pasquim, A Cigarra, O Cruzeiro e Jornal do Brasil. Pai de três, era formado em Direito. 

O maior sucesso da carreira de Ziraldo foi O Menino Maluquinho, publicado originalmente em 1980. São de sua autoria outros títulos consagrados, como Flicts, O Menino do Rio Doce, O Menino da Lua, O Joelho Juvenal, Menina das Estrelas, Lili no Mundo da Lua, Uma Professora Muito Maluquinha, entre outros. 

O mineiro também foi um colecionador de títulos. Venceu o Prêmio Jabuti de Literatura em duas ocasiões, em 1982 e 1990. 

TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado