Eterno

Ídolo da seleção brasileira, Zagallo morre aos 92 anos

Ex-jogador e ex-treinador venceu quatro copas do mundo


Zagallo
Zagallo é um dos maiores ídolos da história do futebol - Foto: Reprodução/Globo
Por Daniel César

Publicado em 06/01/2024 às 10:35,
atualizado em 06/01/2024 às 10:44

Na noite da última sexta-feira (5), morreu Mario Jorge Lobo Zagallo, ex-técnico da seleção brasileira e um dos atletas mais vitoriosos da história do esporte.

A confirmação da morte aconteceu pelas redes sociais. No perfil oficial de Zagallo no Instagram foi publicada uma nota de pesar, escrita pela família e lamentando o ocorrido, além de lembrar do homem, pai, avô e atleta.

+ Terra e Paixão: Graça fica noiva de Jonatas e ouve promessa

+ Terra e Paixão: Petra descobre podres de Irene e detona bomba

Zagallo estava fora do cenário esportivo há muitos anos e vinha enfrentando problemas de saúde. Ele fazia poucas aparições públicas, mas chegou a gravar vídeo torcendo pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022.

Conhecido por suas superstições (ele era fã do número 13), Zagallo se transformou num dos atletas mais vitoriosos da história do esporte. Só com a seleção brasileira ele venceu 4 Copas do Mundo.

A estreia foi em 1958, vencendo como jogador e repetindo o feito em 1962, sendo titular nas duas. Em 1970, Zagallo virou técnico e garantiu o tri com uma das melhores seleções de todos os tempos. Em 1994 ele conquistaria o tetra, como coordenador, ao lado do técnico Parreira.

Zagallo ainda foi técnico da seleção em 1998, chegando à final da competição, mas perdendo para a França. Naquela ocasião ele ficou marcado por duas decisões controversas: cortar Romário dias antes do início da Copa, após uma contusão do jogador e manter Ronaldo como titular na final, mesmo após uma convulsão sofrida pelo craque momentos antes do jogo decisivo.

Com a morte de Zagallo, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, decretou luto oficial de 7 dias. O presidente Lula também lamentou a morte. "Mário Jorge Lobo Zagallo foi um dos maiores  jogadores e técnicos de futebol de todos os tempos, um grande vencedor e símbolo de amor pela seleção brasileira e pelo Brasil.

Maior vencedor individual da história da Copa do Mundo, sendo campeão duas vezes como jogador, campeão e vice campeão como treinador e campeão como coordenador da seleção em 1994. O único a participar de quatro conquistas mundiais, dirigiu o maior time de futebol da história, a seleção brasileira de 1970.

Corajoso, dedicado, apaixonado e supersticioso, Zagallo era exemplo de brasileiro que não desistia nunca. É essa lição e espírito de carinho, amor, dedicação e superação que ele deixa para todo o nosso país e para o futebol mundial.
Nesse momento de despedida, minha solidariedade aos familiares de Zagallo, seus filhos e netos, aos amigos e aos milhões de admiradores", escreveu no X/Twitter.

O velório será aberto ao público e ocorrerá na sede da CBF no próximo domingo (7), a partir das 9h30. O sepultamento está marcado para às 16h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado