Protagonista

Paulo Lessa, de Terra e Paixão, desabafa sobre racismo: "Já teria milhões de seguidores"

O Jonatas da novela aponta, em entrevista, os frutos que um ator branco colheria em seu lugar


Paulo Lessa
"Ainda tem um racismo velado, um preconceito", diz Paulo Lessa, que ocupa posto de protagonista na novela das nove, Terra e Paixão - Foto: Divulgação/Globo

Paulo Lessa, o Jonatas de Terra e Paixão, desabafou sobre o racismo em uma entrevista divulgada neste domingo (27). O ator de 41 anos avaliou que um ator branco “já teria milhões de seguidores” se estivesse, assim como ele, ocupando o primeiro papel de destaque em uma novela da Globo às 21h.

“Ainda é difícil para quem é negro. Antes da atual novela, me alertavam que ser protagonista de uma trama das nove me daria muito mais oportunidades, mais espaço nas revistas, mais marcas me procurando para propagandas, mas não vejo isso acontecendo de maneira efusiva”, comentou Paulo Lessa, em entrevista ao jornal Extra.

Aguinaldo Silva crava nome para viver Odete Rotimann em remake de Vale Tudo

Ele continuou: “Ainda tem um racismo velado, um preconceito, certa resistência encruada na cabeça das pessoas”. E comparou:

“Um cara branco ocupando essa posição que é minha agora já teria milhões de seguidores (nas redes sociais), já teria estampando todas as capas (de revistas) e estaria fazendo muita campanha de publicidade.”

Paulo Lessa

Atualmente, o ator tem 263 mil seguidores só no Instagram. Ele está em destaque na Globo desde o ano passado, quando fez o Ítalo de Cara e Coragem (2022), exibida às 19h. “Vejo esse panorama, mas confio muito no meu caminho. Estou plantando e eu sei que vou colher.”

“São muitas as dificuldades”, avalia Paulo Lessa

imagem-texto

Quando ele entrou para a Oficina de Atores da Globo, em 2008, era o único negro em uma turma de 20 pessoas. “Venho fazendo um caminho de muita resistência porque a gente tem que insistir e acreditar. São muitas as dificuldades, principalmente sendo ator negro no Brasil, para quem as impossibilidades se multiplicam.”

Marisa Orth surpreende e revela que se "autodeu" um Boa Noite, Cinderela

“Este papel de destaque chegou no momento ideal. Eu estava preparado para assumir a responsabilidade. Há dez anos, não estaria”, avalia o ator. Antes de se dedicar à carreira artística, ele chegou a cursar faculdade de Fisioterapia e sonhou em ser jogador de futebol.

TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado