Preconceito com idade

Gretchen e outras famosas criticam universitárias por deboche de colega de 40 anos

Nomes como Letícia Spiller e Ingrid Guimarães também fizeram desabafos sobre etarismo


Gretchen e Ingrid Guimarães
Gretchen e Ingrid Guimarães fizeram posts sobre envelhecimento em redes sociais - Fotos: Reprodução/Instagram
Por Redação NT

Publicado em 14/03/2023 às 15:27,
atualizado em 14/03/2023 às 15:32

Famosas se mostraram revoltadas com o vídeo que viralizou nesta semana nas redes sociais em que universitárias de Bauru (SP) zombam de uma colega de 40 anos. “Deveria estar aposentada”, diz uma delas. A repercussão deu início a um debate sobre etarismo, que envolveu nomes como Gretchen, Letícia Spiller e Ingrid Guimarães.

“Bom dia para as novinhas que zoam com as mulheres mais velhas. Sabe por quê? Vocês também vão envelhecer. E será que envelhecerão com a mesma saúde e energia que nós? Com tanto fast-food, estresse e internet sem limite, não creio nem que cheguem com vida”, disparou Gretchen em postagem no Instagram. Ela também compartilhou um vídeo que fala diretamente sobre o caso das universitárias.

Letícia Spiller repercutiu o discurso de Michelle Yeoh, vencedora do Oscar de melhor atriz aos 60 anos. “Ainda é preciso reforçar que essa cultura do etarismo e a desigualdade na forma como homens e mulheres são valorizados no mercado em geral, mas principalmente na indústria cinematográfica, precisa acabar”, apontou a brasileira.

A atriz ainda acrescentou: “Etarismo ou discriminação etária é um tipo de discriminação contra pessoas ou grupos baseados na idade. Para mulheres, esse tipo de preconceito é muito mais acentuado”.

Ingrid Guimarães elogiou: "Que bonito ver grandes atrizes maduras, no auge do seu poder criativo e discursivo, dominando as indicações e o mais lindo torcendo umas pelas outras . Talento e dedicação não têm idade, que sirva também de lição às estudantes de biomedicina que fizeram comentários etaristas sobre um mulher que estava começando a faculdade aos 44 anos".

Renata Ceribelli também publicou sobre a vitória em Hollywood: “Lindo ver a vencedora do Oscar de melhor atriz, Michelle Yeoh, com um discurso contra o etarismo, a discriminação por idade. Precisamos falar mais e lutar contra esse preconceito”.

Adriane Galisteu compartilhou uma frase, da escritora Andréa Pachá: “Mulher velha pode estudar se quiser, pode ficar à toa, se desejar. Mulher velha é igual a mulher nova. Só que velha. Envelhecer é privilégio de quem não morre jovem”.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado