Preconceito

Ex-BBB Danrley aponta racismo em abordagem policial no Rio

Influenciador digital e estudante de Pedagogia foi parado por guarda na Zona Sul carioca: “Se eu não mostrasse o celular e não cooperasse, ele podia me levar detido”


Danrley participou do BBB 19, há três anos
Danrley participou da 19ª edição do BBB, há três anos - Foto: Reprodução/Globo

O ex-BBB e influenciador digital Danrley Ferreira relatou ter sido vítima de racismo em uma abordagem policial no Rio de Janeiro. Ele fez um desabafo sobre o episódio em seus perfis na web. O caso envolvendo o famoso, que participou da edição 19 do reality show da Globo, há três anos, figurou entre os assuntos mais comentados das redes sociais.

“O racismo no Brasil é foda. Na maioria das vezes, é silencioso. Não é alguém que chega e fala para tu: ‘Ah, seu macaco, seu preto’. Por muitas vezes, por mais que você não se identifique como pessoa negra e ache que somos todos iguais, a sociedade faz essa separação. Não tem para onde correr”, iniciou Danrley em vídeo postado no Twitter.

Ele relatou que estava de bicicleta em frente ao Parque Lage, ponto turístico localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, esperando uma amiga sair dali. “Dois guardas chegaram para me abordar. Detalhe: era um ponto de ônibus”, relatou o ex-BBB, que inclusive é garoto-propaganda do projeto de bikes do Itaú, usado por ele naquele momento.

“Perguntaram se eu era maior ou menor de idade, se eu tinha documento, se o celular que eu estava segurando era meu e o que eu estava olhando no meu celular.”

Danrley

“Qual crime? Não ser branco?”, indagou Danrley

Ex-BBB Danrley aponta racismo em abordagem policial no Rio

No vídeo, Danrley reproduziu trechos que conseguiu gravar na abordagem. “O que me deixou puto nessa história não foi nem ser abordado, porque os caras também estavam ali trabalhando, mas é saber que se fosse um moleque da minha idade, branco, loiro do olho azul, que é o padrão de pessoas que moram ali, eles não cogitariam abordar essa pessoa.”

“Eu nem sou uma pessoa retinta, minha pele não é tão escura, mas isso nunca impediu que eu passasse por situações como essa”, prosseguiu o participante do BBB 19. Ele contou que escrevia, no celular, um texto sobre educação e periferia no momento da abordagem policial.

“Ele também falou que se eu não mostrasse o celular e não cooperasse, ele podia me levar detido. Por qual crime? Não ser branco?”

Danrley

Atualmente, Danrley Ferreira tem 1,1 milhão de seguidores no Instagram. Em seu perfil, ele define seu trabalho como "Tentando produzir conteúdo socialmente relevante". Morador da Rocinha, além do trabalho nas redes sociais, ele estuda Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Assista ao relato do ex-BBB Danrley sobre o caso de racismo sofrido no Rio de Janeiro:

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado