Câncer de pulmão

Ex-coringa de novelas das sete, Ilka Soares morre aos 89 anos

Ilka Soares esteve em diversos títulos da sete quando trabalhava na Globo


Ilka Soares em ensaio de fotos aos 86 anos; atriz está sentada e usa camisa colorida
Ilka Soares em ensaio de fotos aos 86 anos; atriz morreu neste sábado (18) - Foto: Divulgação
Por Daniele Amorim

Publicado em 18/06/2022 às 14:34,
atualizado em 18/06/2022 às 14:34

Ilka Soares morreu aos 89 anos na manhã deste sábado (18). A atriz estava internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, onde tratava um câncer de pulmão. A informação foi confirmada pelo neto da veterana, o estilista Thomas Azulay, em uma publicação no Instagram. Durante sua carreira, a artista participou de diversas novelas da sete da Globo.

"É com tristeza e paz que a família comunica o falecimento da nossa mãe, avó, bisavó, e estrela maior Ilka Soares. Ela deixa muita saudade e a certeza de que a vida é bela. Viva Ilka!", disse a nota da família.  Azulay completou na legenda: "Vovó Ilka, a sempre enorme, agora maior estrela da minha constelação", disse. 

Ilka trabalhou na Globo quando a emissora ainda era conhecida como TV Rio. Em 1966, ela substituiu Norma Begell na apresentação do Noite de Gala. Ela, no entanto, estreou na dramaturgia cinco anos depois como Vera na novela O Cafona (1971), de Braúlio Pedroso. Em seguida, a atriz esteve no elenco de Bandeira 2 (1971), Dias Gomes. Ambas tramas estavam no extinto horário das dez. 

Ex-coringa de novelas das sete, Ilka Soares morre aos 89 anos

 Ilka Soares e as novelas da sete 

Ilka estreou no horário das sete em Anjo Mau (1976), de Cassiano Gabus Mendes. Já no ano seguinte, ela conseguiu seu primeiro papel de destaque como a perua Celeste em Locomotivas (1977). A novela, inclusive, foi a primeira a ser exibida em cores nas televisão brasileira.

Desde então, a atriz esteve em seis tramas do horário das sete, como Te Contei? (1978), Que Rei Sou Eu? (1989) e Top Model (1989). Ilka, no entanto, também participou de folhetins do SBT, Manchete e de séries da Globo. A última deles foi como Julieta em A Diarista (2004-2007).

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado