Debate

"Passar pano" é racista? Humorista da Globo critica expressão e sofre ataques

Tia Má, integrante do Encontro, discutiu sobre a origem do termo nas redes sociais


Tia Má chama a expressão "passar pano" de racista e levanta debate no Twitter
Tia Má chama a expressão "passar pano" de racista e levanta debate no Twitter (Foto: Montagem/Reprodução/TV Globo/Record)

Você já "passou pano" para alguém? A escritora e humorista Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, não "passa pano" justamente para esta expressão, considerada por ela racista. No Twitter, ela iniciou um debate sobre o termo, que ficou entre os assuntos mais comentados desta segunda-feira (14).

A gíria "passar pano" significa "limpar a sujeira" de alguém, ou defender uma pessoa que cometeu ou comete erros. A expressão foi bastante usada no último domingo (13) por quem apoiou Neymar após o jogador ter sido vítima de racismo, mesmo ele tendo um histórico de polêmicas.

Tia Má, que na Globo participa do programa Encontro com Fátima Bernardes, reclamou que "passar pano" nasceu do preconceito racial e social contra empregadas domésticas.

"Odeio a expressão 'passar pano', considero classista, elitista e racista. Passar pano é uma atividade doméstica, uma das tarefas da limpeza de casa, e quem é historicamente a empregada doméstica? As mulheres negras. É associar a limpeza a algo menor. Reflitam!", escreveu a humorista.

A crítica viralizou, e tuiteiros saíram em defesa da expressão "passar pano" como um meme já consolidado na internet.

Algumas pessoas, entretanto, desceram o nível e xingaram Maíra de "retardada" e "militante doente" por ter "cancelado" (outra gíria muito usada nas redes sociais) o termo "passar pano".

A escritora, impressionada com a repercussão do debate, explicou que aquela era apenas a sua opinião e que não estava obrigando ninguém a abolir o termo racista, na visão dela.

"Dei minha opinião de forma tão despretensiosa e criaram uma agonia! Eu não gosto do termo, mas não disse para ninguém parar de usar! E ainda tem gente vindo me atacar no meu perfil... estranho isso! Passem o pano de vocês, eu não gosto, eu não uso!", concluiu.

TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado