Jurada do MasterChef

Como um "frango 3D" provocou o "cancelamento" de Paola Carosella por gordofobia

Chef discutiu sobre obesidade e virou um dos assuntos mais comentados do Twitter; entenda


Paola Carosella, jurada do MasterChef Brasil
Paola Carosella, jurada do MasterChef Brasil na Band (Foto: Divulgação/Band)

"Aparentemente eu fui 'cancelada'", escreveu Paola Carosella nesta sexta-feira (24). O "cancelamento" da jurada do MasterChef aconteceu após uma semana de críticas e debates intensos no Twitter.

"Cancelar" uma pessoa é boicotar e desconsiderar qualquer ato ou fala de alguém que cometeu alguma atrocidade na internet, como discriminação, discurso de ódio e compartilhamento de informações falsas. Paola Carosella foi acusada de gordofobia ao criticar um "frango 3D" e explicar os motivos.

Na última quarta, a chef argentina compartilhou uma notícia sobre uma rede de fast food que começará a produzir nuggets em uma impressora 3D. "Continuemos assim que o futuro vai ter gosto de papelão molhado em cloroquina radioativa!", reclamou.

A um seguidor, Carosella disse defender alimentação "saudável, que não nos deixa obesos" e foi advertida por militantes da causa gorda, que lutam pelo fim do tratamento da obesidade como uma doença.

"Quem fala sobre alimentação saudável precisa ter o cuidado redobrado de não reforçar estereótipos, como o de que pessoas gordas existem em tais corpos porque não comem comida saudável", respondeu Beatriz Klimeck, mestre em Saúde Coletiva pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

A nutricionista Fernanda Imamura reforçou o aviso para Paola: "Você falou sobre alimentação saudável e se referiu como aquela que ‘não nos deixa obesos’, logo você reforça esse discurso de combate à obesidade".

Carosella debateu com as duas seguidoras e a discussão parecia se acalmar, quando ela, em resposta a outro seguidor, debochou: "Eu, a gordofóbica, abandona a discussão por hoje".

A crítica de Paola a alimentos ultraprocessados repercutiu durante a semana, e nesta sexta a jurada do MasterChef figurou entre os assuntos mais comentados do Twitter, com mensagens de apoio e ataque à chef.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado