Saudades

Ana Paula Arósio completa 10 anos fora da TV e longe da fama

Atriz abandonou a carreira após protagonizar a série Na Forma da Lei


Foto de Ana Paula Arósio
Ana Paula Arósio completa 10 anos fora do ar na TV - Foto: Divulgação

Quando em 15 de junho de 2010 a Globo estreava a série Na Forma da Lei, ninguém poderia imaginar que se trataria do último trabalho de Ana Paula Arósio na TV brasileira. A grande musa da década passada abandou a carreira e nunca mais aceitou trabalhos e sequer concede entrevistas, deixando fãs, crítica e produtores sem nenhuma expectativa para seu retorno.

Não foi exatamente em Na Forma da Lei que a atriz, dona de um dos olhos mais emblemáticos da TV brasileira, decidiu jogar tudo para o alto e desistir da carreira. Ela estava escalada para Insensato Coração, trama de Gilberto Braga para o horário das 21h, em que daria vida à protagonista e chegou a gravar as primeiras cenas.

Mas foi nesta novela em que, antes da estreia, Ana Paula Arósio simplesmente não apareceu para trabalhar e avisou a Globo de que estava rompendo o contrato e abandonando a carreira. A notícia deixou todo mundo estarrecido, afinal tratava-se da principal estrela da emissora àquela altura e iria protagonizar apenas o horário mais importante de novelas no Brasil. Seria seu retorno triunfal como mocinha da faixa, depois de explodir dez anos antes com o sucesso Terra Nostra.

Seria, não foi. Embora muita gente da Globo tivesse protestado, a cúpula da emissora tentado convencê-la a tirar alguns anos para descansar e até os telespectadores fizessem campanha, nada adiantou. Ana Paula estava decidida a deixar a atuação para trás em sua vida e não mais voltaria para a TV.

Ana Paula Arósio completa 10 anos fora da TV e longe da fama

Ana Paula Arósio em público

Nesses dez anos fora do ar, a atriz fez raras aparições públicas e não aceitou conceder entrevistas, apenas àquelas para compromissos impossíveis de fugir. Em 2015, ela esteve na coletiva de imprensa do filme A Floresta que se Move, seu penúltimo trabalho no cinema e fugiu de perguntas sobre retomar a carreira. Questionada sobre a saudade do público, ela foi protocolar. “Que bom, eu também estava com saudades do Brasil”.

Em 2018, voltou a atuar, dessa vez num filme de baixo orçamento, Primavera. Mas não houve qualquer aparição pública para divulgar o novo trabalho e ela recusou diversas entrevistas solicitadas pela imprensa.  No mesmo ano, o Domingo Espetacular da Record, chegou a fazer uma longa reportagem sobre a ex-atriz, mas não conseguiu nenhuma declaração.

Sobre possíveis retornos, muito já se foi especulado e, segundo apurou o NaTelinha, a Globo tentou por mais de uma vez convencer Ana a voltar ao trabalho, ainda que em série ou uma participação especial. Ela já teria sido convidada pela Netflix para uma produção, mas declinou de ambos os convites.

Ana Paula Arósio completa 10 anos fora da TV e longe da fama

Ana Paula Arósio e os colegas

E não é apenas o público e a TV que sente falta, mas não consegue notícias da eterna Giulianna. Os colegas que trabalharam com Ana Paula garantem que não conseguem falar com ela.  Thiago Lacerda, par da artista em Terra Nostra, tentou contato, mas foi solenemente ignorado.

"Cheguei a procurar a Ana para fazer esse convite, para que ela viesse comigo na jornada desse meu projeto de teatro e também com o argumento: “Po Ana, ano que vem (2019) são 20 anos (de Terra Nostra), vamos estar juntos para comemorar, dar risada, entrar em cenas juntos”, comentou ele em entrevista para a Folha de São Paulo em 2018.

Mas o ator confirmou que sequer conseguiu falar com a colega e apenas uma pessoa ligada a Ana Paula declinou o convite. “Essa pessoa disse que falou e tudo, mas não sei bem como isso chegou a Ana. A verdade é que eu nunca mais falei com ela. Não sei como ela está, não sei por onde ela anda. Lamento muito porque seria maravilhoso lutar por um projeto novo ao lado dela, 20 anos depois”, declarou.

Ana Paula Arósio completa 10 anos fora da TV e longe da fama

Fábio Assunção mencionou a atriz em uma live recentemente. Os dois contracenariam em Insensato Coração, mas ele também deixou a novela por conta de problemas com a droga. Sobre a decisão de Ana Paula, ele foi enfático. “Ser vigiado e não ter privacidade é cruel. Sucesso, para mim, é lucidez, clareza nos pensamentos e ir para onde quiser”

Com 10 anos do último trabalho de Ana Paula Arósio na TV brasileira, Thiago Lacerda, Fábio Assunção, público e emissoras podem lamentar à vontade, mas ao que parece, ela não dá nenhum indício de querer voltar para a carreira. E ainda que pense no assunto, é impossível saber, já que ela sequer tem rede social.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado