Racismo

Ana Hikari, de Malhação, denuncia discriminação após ser associada ao coronavírus

Episódio ocorreu em evento de pré-carnaval, realizado em São Paulo


Ana Hikari afirma ter sido vítima de racismo em evento em São Paulo
Ana Hikari expôs episódio de racismo por meio de rede social - Instagram/Reprodução

A atriz Ana Hikari, que foi uma das protagonistas de Malhação: Viva a Diferença, exibida em 2017, usou suas redes sociais para denunciar ter sido vítima de discriminação racial. Descendente de japoneses, ela curtia um festival de música em São Paulo, no sábado (8), quando um homem a abordou e fez um comentário preconceituoso.

"Sai com esse coronavírus daqui", disse o homem a Ana Hikari. Ele se referia à doença que já matou mais de 600 pessoas na China e tem causado pânico em todo mundo com a iminente possibilidade de se tornar uma pandemia. A artista relatou o episódio em seu perfil no Instagram.

Inicialmente, ela postou vídeos por meios dos stories em que comentava o ocorrido. As publicações continuam os dizeres "Eu não sou um vírus" e "Por favor, não sejam esse cara". Na sequência, Ana publicou um texto em que explicava o teor do preconceito que havia sofrido. "Pra quem tá tentando me corrigir: não, isso NÃO é xenofobia, porque eu sou BRASILEIRA", classificou.

"O cara me julgou pelo meu FENÓTIPO, pela minha raça. Eu não costumo chamar de RACISMO, porque eu sei que é COMPLETAMENTE diferente do que negros passam. Nem se compara. RACISMO É UMA OPRESSÃO ESTRUTURAL que resulta em coisas muito piores (tipo genocídio negro). Geralmente eu digo DISCRIMINAÇÃO RACIAL, mas na hora foi isso que saiu da minha boca, porque eu estava muito nervosa", justificou Ana.

Horas depois, ela tranquilizou os fãs dizendo que estava bem após o episódio desagradável. "Não é uma situação pontual nem é algo recente. Por isso fiquei tão revoltada. O coronavírus só está expondo e potencializando algo que pessoas amarelas passam há muito tempo", definiu a artista.

Em 2017, ao estrelar Malhação, Ana Hiraki se tornou a primeira protagonista de origem asiática em uma novela da Globo. Ela volta a dar vida à personagem Tina na série As Five, spin-off de Malhação: Viva a Diferença, que estreia no Globoplay ainda em 2020.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado