Luto

De Guerra dos Sexos a Alma Gêmea: O que Jorge Fernando representou às novelas?

Diretor falecido no último domingo (27) foi responsável por inovações no formato


Jorge Fernando
Diretor Jorge Fernando - Foto: Reprodução/Instagram

Jorge Fernando, 64 anos, morreu na noite do último domingo (27), vítima de uma parada cardíaca. Diretor e ator, ele trabalhou durante décadas na Globo e foi um dos principais nomes para consolidação do horário 19h, trazendo inovações para as telenovelas.

Seu primeiro trabalho como diretor foi em Jogo da Vida (1980), de Silvio de Abreu e Janete Clair, ganhando a oportunidade de ser responsável por outra trama autora, Sétimo Sentido (1982). Mas sua vida profissional mudou radicalmente ao dirigir, junto com Guel Arraes, Guerra dos Sexos (1983).

A trama criada e escrita por Silvio de Abreu foi um dos maiores fenômenos da faixa das sete, ficando marcada pela icônica cena da guerra de comida entre Paulo Autran e Fernanda Montenegro. O humor pastelão se misturou com a agilidade do enredo e Jorge optou por uma direção cercada de referências cinematográficas.

Uma das novidades que a produção acabou propondo foi os personagens comentando os acontecimentos da história diretamente com o telespectador, quebrando a quarta parede, algo inédito em novelas. O fato causou estranheza na época, mas o público comprou a ideia.

Consolidado, Jorge trabalhou na direção de Vereda Tropical (1984), de Carlos Lombardi, Cambalacho (1986), de Silvio de Abreu, e dirigiu dois grandes sucessos de Cassiano Gabus Mendes – Brega e Chique (1987) e Que Rei Sou Eu? (1989).

Mas Jorge tinha grande ligação com o atual diretor de teledramaturgia da Globo e retornou a parceria com o autor no horário das nove, em Rainha da Sucata (1990). Na ocasião, ele levou diversas referências do horário das sete pra faixa mais nobre, imprimindo também várias marcas do cinema americano na novela.

A nova virada de chave do diretor foi em A Próxima Vítima (1995). O enredo inovou ao trazer um thriller policial para telenovelas, fugindo do que vinha sendo oferecido até então na faixa.

Jorge Fernando e Walcyr Carrasco

De Guerra dos Sexos a Alma Gêmea: O que Jorge Fernando representou às novelas?

Se o grande parceiro de Jorge nos anos de 1980 e 1990 foi Silvio de Abreu, nos últimos 20 anos acabou sendo com Walcyr Carrasco. O primeiro encontro profissional que ambos tiveram foi em Chocolate com Pimenta (2003), um grande sucesso no horário das seis.

Em 2005, o diretor esteve responsável pelo núcleo do fenômeno Alma Gêmea, retornando ao horário das sete em Sete Pecados (2007). Apesar de não ter sido um grande sucesso, manteve os índices de audiência da faixa.

O prestígio dele retornou com Caras e Bocas (2009), novela de maior audiência da faixa das sete dos últimos dez anos. Em 2010, deixou sua parceria com Walcyr Carrasco, juntou-se a Maria Adelaide Amaral e trabalhando no remake de Ti-Ti-Ti.

Seis anos depois, voltou a fazer parceria com o autor e juntos trabalharam em Êta Mundo Bom. A história acompanhava Candinho (Sergio Guizé), conquistando o público e consolidando-se como a produção com a maior audiência do horário das seis desde O Profeta (2006).

Mesmo nos últimos anos não trazendo as inovações do passado, Jorge tinha uma marca muito forte em seus trabalhos: a cor. Suas novelas traziam tintas carregadas do colorido, como foi possível ver mais recentemente em Verão 90, seu último trabalho na Globo.

AVC após Êta Mundo Bom

Êta Mundo Bom terminou em agosto de 2016 e Jorge Fernando entrou de férias. Até que em outubro, ele ficou 18 dias internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, vítima de pancreatite.

Poucas semanas depois, passou por um grave problema de saúde, tendo um AVC (Acidente Vascular Cerebral), necessitando-se se afastar da direção do musical Vamp. Ele passou por uma cirurgia e ficou longe da televisão durante dois anos.

No final do ano passado, voltou ao trabalho e assumiu o núcleo de Verão 90, sua última novela, cujo último capítulo foi ao ar no dia 27 de julhode 2019.

Famosos lamentam morte de Jorge Fernando

Chamado de "diretor do barulho", Jorge Fernando acumulou muitos amigos ao longo da sua carreira. Isso ficou mais visível com as homenagens publicadas pelos artistas nas redes sociais ao se despedirem do artista.

Veja algumas mensagens:

Velório de Jorge Fernando

Jorge Fernando será velado na próxima terça-feira (29), a partir das 08h, no Teatro Leblon, Rio de Janeiro. A cerimônia será aberta ao público das 08h às 10h, ficando depois restrita a amigos e familiares.

Já a cremação do corpo está marcada para às 13h no Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado