Eric Silver

Cantor e compositor premiado revela o que uma música tem que ter para emplacar em novelas

"Me sinto abençoado por ter encontrado o mundo das novelas onde cabem minhas canções", comemora o americano


Eric Silver tocando violão
Eric Silver diz que não há fórmula mágica para emplacar em novelas - Reprodução/Instagram

Compositor americano mais gravado no Brasil, com cerca de 60 músicas cantadas por artistas brasileiros, Eric Silver é um dos músicos que mais conseguem emplacar canções em novelas.

Na semana passada, a Som Livre reuniu cinco faixas internacionais do cantor que foram trilhas sonoras de novelas da Globo.

O EP digital intitulado "Novelas" reúne as faixas "Little Bit Of Love", de "Sol Nascente" (2016), "Fly", de Malhação (2017), "Complicated", de "O Outro Lado do Paraíso" (2017), "Today", de "Espelho da Vida" (2018) e duas versões de "Back Off", de "Rock Story" (2016), que já estão disponíveis em toda as plataformas de música.

Ao NaTelinha, Eric Silver conta que sempre gostou de compor músicas de amor e sentimentos, mas não sempre na forma comum. "Sou um cara sensível e assim sei que existem muitos lados, muitas maneiras de nos sentirmos dentro dos relacionamentos", diz em entrevista exclusiva.

"Me sinto abençoado por ter encontrado o mundo das novelas onde cabem bem minhas canções", comemora ele.

Silver garante que nunca existiu uma fórmula mágica em colocar uma música para fazer parte de uma trilha sonora de novela. "Mas como já fiz décadas de trabalho como um compositor profissional, às vezes, pessoas me procuram porque gostam do meu estilo ou acham que talvez consiga compor ou gravar algo que eles possam usar", explica.

Para ele, o começo de tudo é uma ótima canção. "Se tenho informação em relação a uma personagem específica, claro, vou tentar compor algo pensando nisso. Sendo um compositor é uma peça fundamental do meu trabalho, então se der para melhorar a porcentagem para que algo meu encaixe musicalmente, faz sentido", analisa.

Na visão do músico, para muitos artistas e compositores que estão começando é difícil compor sobre um assunto ou sentimento que não sentem pessoalmente. "Em meu caso, quando não estou compondo para mim mesmo especificamente, penso como um ator e me coloco no estado de mente da outra pessoa, tanto uma personagem numa novela, quanto uma outra artista gravando seu próprio álbum."

Eric Silver lembra que nos Estados Unidos esse mundo de novelas não existe como no Brasil. Na Terra do Tio Sam, emplacou o hit "Down The Line" na série "Nashville": "Meu foco lá [nos Estados Unidos] era mais em música para artistas que cabem em rádio. A que fez o maior sucesso para mim até hoje é uma canção chamada 'Without You', gravada pela banda The Dixie Chicks. Essa canção chegou ao primeiro lugar da Billboard nos EUA e fez parte de um álbum chamado 'Fly' que vendeu mais de 10 milhões de cópias".

Questionado sobre o que música precisa ter para estar em uma novela brasileira, respondeu: "Essa é uma boa pergunta que não sei se estou qualificado para responder ultimamente, mas vou tentar".

Ele elenca que primeiro a música tem que encaixar no roteiro da novela e mais do que isso, em um ou mais momentos específicos dentro dela: "Não basta pensar 'sou um excelente artista de forró ou rock, tanto faz, e todo mundo gosta dessa minha canção então TEM que funcionar'"

"O roteiro e quais elementos um diretor vai querer para manifestar os sentimentos dentro da história não têm nada a ver conosco pessoalmente. A menos que o diretor queira exatamente o som de um artista especial como Almir Sater ou Djavan. Pessoalmente, para novelas, tento não 'aparecer' muito nas minhas canções porque a ideia não é para a novela me fazer aparecer bem, mas para eu melhorar o feeling da novela ou cena, sem chamar tanta atenção. O mais importante é realmente transmitir uma emoção", alerta.

TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado