Comentário racista

Júlio Cocielo assume ignorância, diz que aprendeu sobre racismo e pede novas desculpas

Youtuber fez comentário no fim de semana que segue rendendo até hoje


juliococielo-04072018_5afcc69e8c72fcd4300ed88990c38fa3dfceb5a8.jpeg
Reprodução

Tendo seu comentário considerado racista ainda rendendo na web, o youtuber Júlio Cocielo gravou um vídeo para se desculpar pelas declarações.

No último sábado (30), durante o jogo França x Argentina, pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo, ele escreveu no Twitter que o jogador Kylian Mbappé “conseguiria fazer uns arrastões top na praia”. Após imensa repercussão, Cocielo apagou todos os tweets de seu perfil e publicou um comunicado ainda no fim de semana se desculpando.

Já após perder campanhas publicitárias, ele lançou um vídeo em seu canal "Canalha" no YouTube, que possui mais de 16 milhões de inscritos, com o título "Ignorância", onde diz se sentir envergonhado por ter decepcionado sua mãe e agradece a quem o ajudou a entender melhor o que é racismo institucional e racismo velado.

 "Eu estou aqui consciente do meu erro. Eu não quero tentar ter razão ou tentar debater pela razão em cima de alguma coisa que realmente eu não tenho razão nenhuma", começou. "Eu fiz um comentário muito zoado, muito mal explicado, e gerou toda essa confusão que você está vendo agora. Eu tentei me referir à velocidade dele (Mbappé), e o comentário foi tão infeliz e mal explicado que acabou ofendendo algumas pessoas", continuou.

Júlio Cocielo contou que, após a repercussão do fato, ficou tentando entender tudo o que provocou, conversando com pessoas que o ajudaram sobre o tema racismo e como a sua mensagem no Twitter era mais uma que perpetuava o preconceito e espalhava o ódio.

 "Todo mundo deveria aprender e entender", disse, deixando claro que seu pedido de desculpas não veio só porque perdeu o apoio de marcas famosas. “No meu caso, a minha ignorância foi combatida com conhecimento. E quando eu fiz esse tweet, logo em seguida eu deletei ele, porque quem me conhece, quem me assiste, sabe que meu intuito nunca foi ofender ninguém. E quando eu vi que estava ofendendo, eu deletei. ‘Ah, quando pesa no bolso, as pessoas pedem desculpa’. Mano, eu não nasci em berço de ouro. Eu vim do nada. A coisa mais importante para mim é a minha criação e humildade. Eu aprendi que a humildade não está no que a gente tem, ela está no nosso caráter”, bradou.

Ainda no vídeo, Cocielo citou seus tweets antigos, de quando era adolescente, que foram resgatados por internautas mostrando outras atitudes racistas. E confessou que apagou mesmo mais de 50 mil mensagens do seu perfil no Twitter.

"Aquele monte de merda que eu falei é muito distante de quem eu sou hoje e do tanto que minha vida evoluiu de repente. O eu de um dia atrás já não é o eu de agora (...). Hoje, eu leio tudo aquilo que eu postei e me sinto envergonhado. Foram coisas absurdas”, afirmou.

"Eu apaguei porque eu quero recomeçar. Vou olhar para frente, fazer diferente, aprender com o meu erro (...). Isso faz parte de meu processo de aprendizado e crescimento humano", garantiu.

Por fim, o youtuber reforçou seu pedido de desculpas, dizendo que vai aceitar "todas as consequências" do que publicou. E repetiu: "Eu não estou fazendo esse vídeo por marcas. Estou fazendo isso por mim, porque eu me senti mal. Lendo as notícias, eu fiquei com vergonha".

Confira o vídeo:

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado