Novelões

Gentleman Jack, Belgravia e The English Game: séries inglesas que poderiam ser novelas

Algumas produções do Reino Unido seguem modelos parecidos com folhetins brasileiros


Séries inglesas que parecem novelas
Séries inglesas fazem sucesso em todo mundo - Foto: Montagem

Quem acompanha o universo das séries inglesas certamente ouviu falar de três produções recentes que figuram entre as principais apostas para os prêmios de televisão do circuito atual. Belgravia, The English GameGentleman Jack têm entre si uma coincidência e não é o fato das três serem de época. Na verdade, todas poderiam se encaixar perfeitamente no horário das 18h de novelas da Globo.

O estilo de séries inglesas, principalmente as de época, sempre chamaram a atenção por apostar no estilo folhetinesco que lembra muito as novelas brasileiras. Não à toa, os britânicos são apaixonados pelas telenovelas - lá chamadas de soap operas e exibidas na grade vespertina, como nos EUA - e, afinal, é apenas o país de Shakespeare, o criador de boa parte dos recursos utilizados pelo gênero.

E quando se traça um paralelo entre a TV no país europeu e os folhetins brasileiros, a primeira lembrança que se vem à mente é Downton Abbey. Nascida como minissérie em 2010 fez tanto sucesso que teve 6 temporadas e impressionantes 52 episódios, uma enormidade para o padrão britânico. Vencedora de Emmy e praticamente monopolizando o Bafta, a produção sempre foi vista como uma novela tamanho o recurso folhetinesco utilizado. Mas ela não é a única e apenas nesta temporada, a TV britânica apostou em três produções do gênero. Confira

Belgravia

Gentleman Jack, Belgravia e The English Game: séries inglesas que poderiam ser novelas

Um minissérie do mesmo criador de Dowton Abbey e que esteve no ar no início de 2020, Belgravia acompanha a história de famílias da aritoscracia inglesa do século XIX e se inicia com a Batalha de Waterloo, onde morre um dos personagens mais importantes do primeiro episódio, mudando os rumos da vida de duas famílias para sempre.

A partir daí, a história dá um salto em 25 anos e os telespectadores descobrem tudo o que aconteceu por conta daquela morte (não contaremos para não dar spoiler). A minissérie se concentra nos dramas reais oriundos de uma situação rotineira - a morte de um combatente na guerra - e como as decisões tomadas podem ter destruída outras vidas.

Com o mesmo estilo da série mãe, Belgravia aposta nos conflitos dos milionários ingleses do século XIX, mas também com pitadas de humor com os empregados sempre surgindo como confidentes e alívio cômico ao mesmo tempo. Com oito episódios, a trama poderia bem ser uma novela das 18h no melhor estilo Alcides Nogueira. E ela é uma das favoritas para aparecer na lista das indicadas ao Emmy na categoria minissérie.

The English Game

Gentleman Jack, Belgravia e The English Game: séries inglesas que poderiam ser novelas

Novamente o criador de Downton Abbey aparece e disposto a trabalhar na atual temporada. Dessa vez, em parceria com a Netflix ele mostra como o futebol deixou de se tornar um futebol amador e se tornou profissional com a entrada de times de operários na Liga Inglesa.

Criado no Reino Unido, o futebol era um esporte voltado apenas para a aristocracia, enquanto os operários praticavam o jogo de forma mais modesta. Os primeiros clubes operários a participarem da Liga Inglesa não conseguiam ir muito longe por não terem estrutura. The English Game mostra o primeiro time que fez contratações e pagou para jogadores atuarem na competição, vencendo o título pela primeira vez na história.

Muito mais do que ficar exibindo jogos, a série apostou na rixa entre patrões e empregados e como isso influenciava dentro de campo nos jogos, além de costurar uma história de vida pessoal que mostrava como os atletas tinham vidas completamente diferentes dos astros atualmente e que são milionários. Embora com um tema poucas vezes tratados no país do futebol, a estrutura, dramas e conchavos lembram muito uma novela brasileira das seis.

Gentleman Jack

Gentleman Jack, Belgravia e The English Game: séries inglesas que poderiam ser novelas

Recém renovada para a segunda temporada, Gentleman Jack tem o selo da HBO e foi criada pela responsável por outro sucesso da TV britância: Happy Valley. A história é baseada em fatos reais e que acompanha a história de Anne Lister, visionária dona de terras, industrial e intelectual da Inglaterra. Com um forte enredo que inclui lesbianismo, machismo e relações conflitantes, a série tem sido destaque na TV do Reino Unido e aparece como uma das favoritas para vencer o BAFTA na categoria dramática, mesmo disputando com pesos pesados como The Crown.

Protagonizada por Suranne Jones, Gentleman Jack foge do peso constante dos arcos dramáticos que a transformam numa típica novela das 18h brasileira por recursos de alívio cômico que incluem o uso recorrente de trilha sonora, além de lançar mão da quebra da quarta parede, quando o personagem conversa com o público olhando para a câmera, em momentos importantes.

Com oito episódios de uma hora cada, Gentleman Jack foi considerada pela TV Line uma das melhores produções dramática da temporada e é mais uma série da TV britânica que começa a ganhar os olhos do mundo. E suas semelhanças com as novelas ganha outro dado importante: a deslumbrante abertura que poderia ter sido feito por Hans Donner em seu auge.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado